quinta-feira, novembro 17, 2005

Let me entertain you!

Venho por este meio, e pela 2ª vez hoje (acho que estou a ficar viciada nisto), testemunhar que o mestre do entretenimento, Manuel Filipe, está vivo e de boa saúde, embora eu não o recomende! Devo dizer-vos que escolhi o dia perfeito para ir à aula dele entregar a minha ficha de caderneta (apenas a 2ª aula dele a que fui desde o início do semestre), uma vez que o espectáculo que presenciei foi inigualável! Mini-prato: depois do relato que vou aqui fazer, acho que te vais arrepender de não me teres acompanhado... Como me disse o Nando no fim da aula, "há muito tempo que não ia ao circo Cardinali e não me divertia assim!". Passemos então ao ponto de situação:

1 - em 1º lugar, o Nando fez questão que nos sentássemos mesmo no lugar atrás de uma certa e determinada caloira, que habita perto da nossa ritinha (acho que já adivinharam quem), o que, por si só, não me ajudou nada a manter a compustura, principalmente quando ela se virava para trás para falar com Nando (já estão a imaginar a minha cara)
2 - a aula de HRI dos sécs. XVIII e XIX foi TODA sobre a Paz Perpétua, uma temática que ele não deu em séc. XX no ano passado nem nada, por isso hoje só aprendi coisas novas (ou talvez não)
3 - até cerca das 18 horas, Manuel Filipe decidiu falar sobre coisas que não sabe, tipo cláusulas secretas de tratados. Felizmente temos aulas com um Senhor (aquele cujo nome não pode ser invocado, senão o joão bate-me) que, eloquentemente, nos sabe ensinar como deve de ser e que sabe mesmo como as coisas se passaram, o que me permitiu olvidar logo ali o que acabara de ouvir
4 - agora é que começa a parte gira, em que o senhor falou espanhol, inglês e francês, com direito a expressões dramáticas, simulação de tiros e aquele sorriso tão particular:
1º imitou a Infanta Clara Eugénia a brincar com o pai, com um mapa, no palácio - a criança pedia ao pai a Flandres, a Itália, etc. e o pai dava tudo, excepto quando a criança lhe pediu Portugal. Aí o pai respondeu: Portugal não, porque o conquistei e comprei as suas elites, por isso é meu! Atenção: like if it wasn't bad enough, tudo isto foi contado em espanhol!
2º informou-nos que a Península Ibérica se unificará em breve, ficando Lisboa como capital, quando o nosso Princípe da Beira, D. Afonso de Bragança, filho de D. Duarte, se casar com a recém-nascida D. Leonor de Borbón, filha dos Princípes das Astúrias! E cito: "É a refundação da nacionalidade, o puto até se chama Afonso como o D. Afonso Henriques!" No comments.
3º E passo a citar: "A GNR é uma guarda pretoriana: chega-se lá e paga-se para eles nos defenderem!"
4º Manuel Filipe decidiu abrir-nos o seu coração e revelou-nos a sua maior ambição: dar as melhores aulas do Mundo! Agora a sério, alguém já ia avisar o senhor que, se é isso mesmo que ele pretende, está a fazer tudo ao contrário...
5º pegou na minha ficha de caderneta (a única que estava em cima da mesa dele e que lhe entreguei no início da aula) e fez dela, primeiro, um pseudo-míssil e depois fez dela uma nota de dólar, enquanto cantava "money money money makes the world go round" e, simultaneamente, fazia festinhas na minha foto! No comments.
6º afirmou que a actual confusão entre os EUA e a Espanha por causa da CIA deixou os polacos "à brocha"! E reforçou, perante a gargalhada geral: "Peço desculpa pelo termo, sei que é feio. Mas não me referi à outra coisa, isso é aquilo que a minha mãe usa no casaco. Se o vosso vocabulário é limitado não tenho culpa."
7º falando efusivamente da Paz Perpétua de Kant, escapou-se-lhe um "Pois é, meus amores!", ao que se seguiu uma gargalhada geral e ainda maior que a anterior. Mas Manuel Filipe retractou-se: "O que eu queria dizer era "meus grandes amigos" e não "meus amores". Desculpem-me mas estou um pouco emocionado e entusiasmei-me. É que há poucos meses fiz provas de agregação exactamente sobre a Paz Perpétua, a qual recebeu grande distinção e louvor e, aliás, vai ser publicada na próxima revista do IPRI. Mas também, se um professor não amar os seus alunos, quem amará?" Nova gargalhada geral! What the fuck?!
8º por último, a cereja em cima do bolo ocorreu às 18:20, mesmo no fim da aula: numa reminiscência de qualquer coisa tipo Steven Siegal, Manuel Filipe decidiu imitar um soldado americano no Iraque, começando a caminhar pela sala, fingindo estar à procura de iraquianos numa casa abandonada, empunhando uma metralhadora e dizendo, finalmente, quando sente que pisou algo no chão, "THE FUCKING BASTARD IS ALIVE!!!", após o que começou a fingir que disparava a metralhadora, dando origem a um autêntico espectáculo de luz, som e cor no anfiteatro 002!
Palavras para quê? Peço desculpa à Bolha por este post tão exaustivo mas, tendo em conta que não sei quando voltarei a uma aula de Manuel Filipe, achei por bem partilhar isto convosco. Também sei que irão apreciar este post e, quiçá, recordar velhos momentos... Digam lá se não é uma pérola? Fez-me recordar quando anotávamos no caderno da ritinha todas as bardas que ele dizia! Enfim, espero que tenham gostado, porque eu, pelo menos tão cedo, não esquecerei...
beijos e bom fim de semana
*marta*

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

mas que aula, ou que quer que se possa chamar ao que o Canaveira faz!

portanto...que hei-de dizer??? o senhor, enfim... lunático é um termo bem fofo para ele. e porque é que tenho a sensação que já assisti à maioria dessas encenações???

bjinho*mini-prato*

ps: alguém avisa esse senhor para tomar o prozac da mãe antes de vir dar "aulas"?

5:23 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

É a minha PRIMEIRA VEZ aqui...já sangrou, mas já fui lavar! Agora já estou mais confortável...
Queria apenas aqui lançar a proposta a todos os que tiveram o prazer orgásmico (já tive relações com menos piada) de assistir ao espectáculo fidedignamente apresentado pela Marta. Gostava então de propôr que no dia 17 de Novembro de 2015, pelas 13h30 se realizasse um almoço-convívio, na cantina da FCSH, de comemoração de "Manuel Filipe, 10 anos depois..."! Achei por bem dar este nome ao evento pois a dita aula retrata não sou o Homem, como o Historiador, o Actor, o Negociador, o Visionário... (atenção à maíscula). Enfim, "less is more", e para um grande Homem, um título pequeno!
Confirmados no evento já estão: o Puto de Arqueologia, o Tuli Creme (para não ferir susceptibilidades...), Dora (a Filósofa), Happy Hippo, Verme Gordo, entre outros.
Por favor, não faltem, até porque apesar de já estarem mais velhas, as caloiras devem ir para lá à mesma sedentas de sexo!
Despeço-me meus amores...desculpem, emocionei-me... meus amigos! Felicidades para o Blogueblague...mais uma vez, desculpem, mas voltei-me a emocionar (estava-me a lembrar do broxe da minha mãe). Felicidades, sim, mas para a Bolha! :P

6:26 da manhã  
Blogger Bolha said...

ai nando, nando... é k nem precisas d assinar, vê-se logo k tal comment so poderia provir da tua pessoa! LOL! apreciei imenso a ideia do almoço convívio na cantina daki a 10 anos, principalmente das presenças que já foram confirmadas :) só tu pa me fazeres rir assim! Viva o Tuli Creme!
Ah, folgo muito em saber que és asseado e que já te lavaste. Também era mau o blog ficar já assim todo ensaguentado na sua 1ª semana de vida!
beijos
*marta*

4:46 da tarde  
Blogger Bolha said...

LOL Mas que pérolas magníficas!! Só mesmo o nosso entertainer Manuel Filipe pra proporcionar momentos desses, tantas vezes vistos por nós, mas sempre irrepetiveis.lol
Gostei da ideia do almoço daki a 10 anos, e, com os convidados ja confirmados, o convivio promete ser inolvidável.lol
Aprecio também imenso a tua higiene, nando. obrigada por não consporcares o nosso blog recem-nascido (e ainda puro...ou n) com o sangue da perda da tua pureza, bloguistíca entenda-se.:p
beijinhos p todos, «meus amores!» lol

*Sara*

1:16 da manhã  
Blogger Bolha said...

Essa aula foi muito á frente!!!!
Foleirão, só te digo uma coisa: tu escreves e eu imagino tudo... por isso pára!!!! dessa boca já saíram pérolas para o resto da tua vida ;)))
*ritinha*

10:33 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home