segunda-feira, março 31, 2008

Eu leio Freud antes de dormir e depois dá nisto

Porque os euros todos que o meu pai anda a gastar a fazer-me a colecção de enciclopédias têm que ter um fim lucrativo, resolvi, de algumas noites para cá, dedicar-me ao meu enriquecimento psicológico e ler certos temas interessantes que andam por lá. Parece que a pessoa que dorme ali no quarto junto à porta tem desde há muito este mesmo hábito, por alguma razão se diz que "quem sai aos seus...".

Há uns dias fiquei retida no mundo onírico de Freud que, vai-se lá saber porquê, tem vida própria como o meu. Ele sim senhora tem umas ideias um pouco sui generis, mas também tem algumas que me fazem crer que ele lê os meus pensamentos. Ou melhor, os meus sonhos.
E então diz ele sobre os chamados actos falhados:

"Acto pela qual um sujeito substitui, contra a sua vontade, um projecto ou uma intenção que deliberadamente tem como objectivo por uma acção ou uma conduta totalmente inesperadas.
Enquanto que a psicologia tradicional nunca prestou particular atenção aos actos falhados, Freud integra-os legitimamente no funcionamento da vida psíquica. [...] Se o acto falhado surge ao sujeito como um fenómeno que ele atribui naturalmente a um efeito do acaso ou de falta de atenção é porque o desejo que ali se manifesta é inconsciente e significa precisamente aquilo de que ele prefere nem saber. [...] Encarando o acto falhado como a expressão de um desejo inconsciente do sujeito que se realiza contra a sua vontade, a hipótese freudiana pressupõe, então, necessariamente, a intervenção prévia do recalcamento. No acto falhado, é o retorno do desejo recalcado que irrompe sob uma espécie de tendência perturbadora que vai ao encontro da intenção consciente do sujeito. O recalcamento de um desejo é, por conseguinte, condição indispensável à produção de um acto falhado, como explicita Freud : "Uma das intenções deverá ter sofrido um certo recalcamento para se poder manifestar através da perturbação de outra. Ela própria deve encontrar-se necessariamente perturbada antes de se tornar perturbadora". "

Porque acho que esta explicação é útil a todas as habitantes e turistas do Bairro, visto que o nosso mundo onírico...bom, bai dar uma ganda bolta.

*rita*

4 Comments:

Blogger pegueitrinquei said...

Por muio que digam que ele está ultrapassado e que bla bla bla, o homem era um génio e eu adoro-o.

=)

5:56 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

actos falhados?! isso não tem nada a haver connosco =P

7:43 da tarde  
Blogger bolha said...

Ok, acabei de ver o meu/nosso mundo onírico todo escarrapachadinho na página deste blog! O tio Freud, quando não está de baixa psiquiátrica, sabe muito...assustadoramente muito, eu diria! lol

beijo grd

2:32 da manhã  
Blogger bolha said...

ups, o ultimo comment é meu, by the way lol

*Sarunis*

2:33 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home