quarta-feira, setembro 27, 2006

A questão linguística

Entrevista de Caetano Veloso a Sofia Cerveira, na revista Única desta semana:

Pergunta - "É por todos sabido que tem um fascínio por línguas em geral, e pelo Português em particular. Neste disco há uma música ousada, cantada com sotaque lusitano para um público tradicionalmente reservado. Como acha que vão reagir os portugueses quando ouvirem «Porquê» - uma música que exalta a expressão do prazer quando se atinge o orgasmo?"

Resposta - "Morro de curiosidade em saber! Fiz esta canção, sobretudo, por causa da questão linguística. Acho muito bonito que o verbo Vir na forma pronominal tenha o sentido que tem em Portugal. No Brasil, nós usamos o verbo Gozar. De qualquer forma, o verbo Vir na forma reflexiva é muito bonito e há anos que eu tenho vontade de o inserir numa letra. Acabei por fazer uma canção que quase se resume a repetir a frase «Estou a vir-me». Espero que esse aspecto seja considerado por todos os que a ouvirem e que não pareça uma canção que pretenda chocar."

Senhor Caetano, continência e tal mas bonito é tudo o que o verbo Vir na forma reflexiva não é! Pessoalmente acho uma designação muito fraquinha para definir algo com uma dimensão "astronomicamente bombástica" (acabei de inventar a expressão) como o orgasmo. Também eu morro de curiosidade em saber se a letra desta canção vai andar "na boca do povo"! Será que quando for apanhar o comboio vai estar alguém ao meu lado com fones nos ouvidos e a cantar "Estou a vir-me"?

*matuxa*

3 Comments:

Blogger inseparabilidade said...

és uma visionária!!! Li precisamente essa entrevista (sim, eu tou a comprar o Expresso por causa da colecção de dvds) e pensei q tinha de fazer um post sobre isso, mas tu, e bem, antecipaste-te.
Caetano, és fixe e tal, mas vai "gozar" pa tua terra (da qual a gente gosta mt!)

bjinho*mini-prato*

8:00 da tarde  
Blogger Bolha said...

De facto, o senhor Caetano tinha que ser brasileiro e artista para encontrar alguma coisa de bonito na expressão em questão! Tipo, uma expressão que cá é considerada, no mínimo, pouco fina e o senhor resolve chamá-la de poética e fazer uma música em sua homenagem...Será que vai pegar? Não será um espectáculo bonito, concerteza ver tudo a cantá-la por aí...Enfim, «xô» Caetano, vá lá fazer canções sobre leõezinhos e solidão e tal, que nisso é que o senhor é bom...porque esta é, literalmente, gozar com o camões!

beijinhos

*Sara*

2:25 da manhã  
Blogger inseparabilidade said...

E já que ele gosta tanto do Português, só por causa desta conversa toda, eu mandava-o para o "Bernacaaaa"! Isto para não lhe dar tamanha pisadela que o deixasse totalmente "feni"!;-)
xxRita

P.S.- Néme, é de louvar o meu esforço por escrever "pisadela" e não, como seria de esperar, "calcadela":-p

8:07 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home