quinta-feira, fevereiro 02, 2006

Oscares de CPRI parte II

Venho eu passear aqui pelo Bairro, pronta a chamar-vos nomes por nunca mais terem postado, já a pensar que as nossas BENDITAS FÉRIAS vos haviam tornado molengões, quando me deparo com uma iniciativa até bastante dinâmica e original preconizada pelo nosso fofinho! Mas que orgulho João! Como tal, e aproveitando a linguagem cinematográfica, decidi responder não em comment mas também em post, como se fosse uma sequela - a parte II dos Oscares de CPRI! Parva? Acertaram mais uma vez! :)
Assim, venho por este meio lançar algumas propostas, até porque sou da opinião que muitas vezes, principalmente na nossa área, se aprende muito mais vendo um bom filme que retrata fidedignamente a realidade, do que a ler uma data de lugares comuns de um autor muito conceituado mas que, em boa medida, se aquilo for tudo espremidinho não dá sumo nenhum! Para além dos filmes já referidos pelo João, os quais eu aprovo, as minhas propostas são:
- "O Senhor da Guerra" - acho que nenhum de vocês viu este filme mas eu vi e adorei! Talvez porque não foi muito publicitado, vá se lá saber porquê... Nicholas Cage no papel de um traficante de armas! Este filme é a corporização da Teoria Realista das Relações Internacionais. Vejam e descubram porquê! É um verdadeiro murro no estômago, em que constatamos que os principais vendedores de armas do Mundo são os 5 membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU...
-"Caça ao Outubro Vermelho" - um dos meus filmes preferidos (já o vi 8 vezes) e dos poucos em que se percebe o verdadeiro clima de tensão existente durante a guerra fria entre os EUA e a URSS e não, como de costume, a versão simplista e pouco imparcial do patriotismo americano que eu tanto abomino.
- "O Último Samurai" - poucos filmes retratam tão bem a crescente ocidentalização do Japão, feita à custa da eliminação das suas tradições ancestrais como eram os samurais. Paixões à parte, este filme é, para mim, muito bom!
-"Nuremberga" - reconstituição do julgamento dos criminosos de guerra nazis no fim da II Guerra Mundial! É um documento histórico importante, que no meio ainda mostra imagens reais dos campos de concentração...

E fico por aqui, para que vocês dêem mais sugestões! Da minha parte, posso arranjar todos os que nomeei, à excepção do "Senhor da Guerra", que esteve no cinema há pouco tempo. Grande ideia João, sim senhor! Entretanto, sugiro que nos preparemos para mais uma noite de Oscares, dia 5 de Março, mais uma vez na casa do Nando mas, desta vez, não irei de directa para a FCSH!

beijos para todos *marta*

p.s. - prometo voltar em breve para postar o meu encontro com o Vasco Rato e o facto de ter estado mais de 5 minutos a menos de 1 metro de distância dele :/

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Confesso que ainda não vi o Senhor da Guerra mas fiquei com bastante vontade. Quanto aos outros são mesmo todos filmes de grande qualidade mas também não se podia esperar outra coisa de ti. No entanto eu sei que tu ainda deves ter mais alguns titulos guardados nessa mente brilhante.Fico à espera. Entretanto acrescento um filme que vi hoje - Silmido - uma aproximação ao oriente, relatando o filme a criação de uma unidade de combate militar constituida por condenados a morte. Isto na Coreia do Sul e com o intuito de matar Kim II Seong, o lider da Coreia do Norte(não sei se é assim). Baseado em factos reais mas é claro, com a natural envolvente dramática.

Venham mais filmes...

Beijinhos

*Alentejohny*

3:10 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home