"nunca nos separamos do primeiro amor"
"Já o disse em Hiroshima Mon Amour: o que conta não é a manifestação do desejo, da tentativa amorosa. O que conta é o inferno da história única. Nada a substitui, nem uma segunda história. Nem a mentira. Nada. Quanto mais a provocamos, mais ela foge. Amar é amar alguém. Não há um múltiplo da vida que possa ser vivido. Todas as primeiras histórias de amor se quebram e depois é essa história que transportamos para as outras histórias. Quando se viveu um amor com alguém, fica-se marcado para sempre e depois transporta-se essa história de pessoa a pessoa. Nunca nos separamos dele.
Não podemos evitar a unicidade, a fidelidade, como se fôssemos, só nós, o nosso próprio cosmo. Amar toda a gente, como proclamam algumas pessoas e os cristãos, é embuste. Essas coisas não passam de mentiras. Só se ama uma pessoa de cada vez. Nunca duas ao mesmo tempo."
Marguerite Duras, in 'Mundo Exterior '
pode nunca deixar de se amar o primeiro amor???
*mini-prato*
Oi mini-prato. Antes de mais a citação e a autora são sublimes! Mais uma vez a demonstrar o teu bom gosto literário!:)Quanto à pergunta: Acho que mais do que continuar a amar a pessoa, o que se ama durante toda a vida é a memória dessa primeira história de amor, a magia da descoberta...Acho que é isso que a maior parte das pessoas ama para o resto da vida e acaba, de uma maneira ou de outra, por transportar para o resto da sua vida sentimental... Provavelmente é por isso que o primeiro amor nunca se esquece...Porque na realidade ninguém o quer esquecer...Há um certo sentimento de possessão no que diz respeito ao primeiro amor, à primeira história, porque essa história ninguém nos pode tirar e fará parte das nossas memórias para sempre.
Mas se acho que a memória do primeiro amor nos pode impedir de ser felizes com outra pessoa? Acho que só impede se nós deixarmos... A questão é se nós, mulheres (o bicho mais complicado do planeta), deixamos ou não...
beijinhos
*Sara*
correndo o risco de conspurcar tão magníficos post e comentário, não vou comentar a frase... a minha imperativa racionalidade e pragmantismo impedem-me de o fazer... desculpem, não consigo... acho que já nem me lembro do meu primeiro amor e se estão a pensar que esse amor seria aquela pessoa "óbvia", a verdade é que depois de tanta tentativa e tanto esforço não consigo fazer um balanço positivo, já pertence tudo ao passado, não gosto nem quero pensar nisso... sempre me foi complicado gerir "borboletas na barriga"... this is me, sorry :/
no entanto, foi uma óptima escolha mini-prato, adoro a marguerite duras e partilho com ela o fascínio pelo Oriente!
bj gand*marta
Tal como a Martuxa, mas por outras razões, não quero comentar este post. Ainda que enha sido muito bem escolhido e escrito, o meu orgulho fala mais alto.
É claro que nunca se esquece o primeiro amor, nunca. Não só por ser o primeiro, mas por ser aquele em que depositas as tuas maiores expectativas. Acho que nos amores seguintes o teu coração já está mais almofadado.
Vai deixar sempre marca, cabe a nós fazer com que essa marca seja boa. Ao menos tenta-se...
*Sam*
lol e dizia eu que não iria comentar o post. Parva... ;p
ӏ am curious to finԁ out what blog syѕtеm
you're using? I'm exρeriencing somе minor seсurity issues
ωith my latest blog anԁ I would like to
find something mοre гіsκ-free.
Do you haνe any suggestіons?
My blog post ... iphone repair kl
An interestіng diѕcussіon is worth cοmment.
I do thіnk that уou should publish more on this topіc, it might not be a
taboo subject but usually ρeople do not dіscuss thesе topiсѕ.
To the nехt! Many thanks!!
mу blog: macbook repair subang jaya
Ι seriously loνe your blog.. Plеаsant colοrs & theme.
Did you сrеatе this ωebsite
yοuгself? Please reply bаcκ
aѕ Ι'm attempting to create my own site and would like to know where you got this from or just what the theme is named. Thank you!
Here is my web blog ... ipad repair shah alam