domingo, outubro 01, 2006

A questão linguística - parte 2

Ainda o novo albúm de Caetano Veloso. Como "complemento" ao excerto da entrevista que aqui postei, Inês Pedrosa escreve na Única desta semana:

"É particularmente inovador o tratamento poético e musical do tema sexual; o compositor serve-se dos grosseiros arrepios das guitarras do rock para eternizar gemidos, enquanto o poeta brinca em profundidade com a cor, o som e o ritmo das palavras. A canção «Porquê?», perfeita na simplicidade de um vernáculo até agora só escutado na intimidade da cama de cada um ou nos filmes da especialidade, causará sem dúvida um escândalo orgástico no nosso púdico país, remetendo o «Je t'aime moi non plus» de Gainsbourg para a secção das cantigas infantis - até porque, hélas, não é em francês. [...] Caetano Veloso tem na plasticidade da língua portuguesa a sua mais constante musa - e é assim que, no jacto de uma canção puramente ejaculatória, surge este verso de camoniana exactidão: «E tu, como é que te tens por dentro?»"

O que é o "jacto de uma canção puramente ejaculatória"? Meus amigos, isso é polêmico (lido com sotaque brasileiro)! Agora até eu fiquei curiosa para ouvir esta música causadora de escâdalos orgásticos! Alguém me empresta o cd?
Já agora - e vocês, como é que se têm por dentro? :)

*matuxa*

3 Comments:

Blogger Bolha said...

Ai meu deusinho!! Até tenho medo dessa música...entre «escândalos orgásticos» e «jactos ejaculatórios», chego à conclusão que a nossa língua (e tb a de Camões, portanto) é realmente muito, muito rica! talvez até demais...Ao ponto de ser possível perguntar a alg «como é que se tem por dentro?» Acho q esta é daquelas intraduzíveis mesmo...lol
se encontrarmos esta pérola musical, cheira-me q as tardes no quente&frio nunca mais serão as mesmas!;)

beijinhos
*Sara*

3:37 da manhã  
Blogger Bolha said...

lolololol não sei bem, mas parece-me que este Senhor está a passar por uma crise de meia-idade...aí cara, cê tá virando um cafageste!!
Só para dizer que "só tenho inveja da longevidade e dos orgasmos múltiplos"...????!

*rita*

2:04 da manhã  
Blogger inseparabilidade said...

lolololol! Senhores... jactos ejaculatórios eu percebo, agora escândalos orgásticos... isso tenho de pedir ajuda a alguém. Clooney???? auxilia-me com o teu auxílio!

bjinho

8:18 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home