Este é o nosso 100º post meninos!!!! Parabéns a nós, estamos tão crescidos!!! Parece que foi ontem que este Bairro nasceu, numa tarde chuvosa de Novembro, após a Sara ter conduzido o meu carro pela 1ª vez...
Nostalgias à parte, venho-vos relatar mais uma saga na história da cadeira de Ecologia Humana da FCSH no ano lectivo de 2005/2006, cujas aulas começaram há exactamente 15 dias. Sim, porque após a Pipinha (aka the "bitch") ter sido corrida por estar a dar aulas sem contrato, o nosso Departamento, ao invés de ter encerrado a cadeira e reabri-la apenas no próximo ano (criando turmas se o número de alunos inscritos assim o justificasse), decidiu ir buscar à pressa um Professor do Departamento de Sociologia. Por sua vez, este senhor não só decidiu começar as aulas no fim de Abril, como mudou o horário da cadeira para as 6ª feiras das 8 as 11 da manhã! Conclusão: para mim e para a Sara acabaram os fins-de-semana a partir de 5ª feira :( Isto sem falar que vamos ter aulas durante todo o mês de Junho (a frequência é mesmo só dia 30 de Junho), o que significa ter aulas na época de exames (isto não daria uma boa queixa no Conselho Pedagógico???)!!!
Deixando as incompetências do Departamento de Estudos Políticos, passo então a apresentar-vos a personagem, cujo nome, por razões de segurança ou simples "cagufa", não revelarei, bem como toda a aventura que a manhã de hoje constituiu:
7h55 - chego à FCSH e deparo-me logo com a nossa Sara na nossa mesa de fumo (sim, ela chegou mesmo primeiro que eu). Depois da beijoca de bons dias e de uma dolorosa e ensonada troca de palavras, fui buscar o pequeno almoço. E é aqui que gostaria de frisar a (única??)vantagem de ter aulas à 6ª de manhãzinha: o bar está cheio de comida fresquinha, é só escolher!!!
8H01 - depois de comer e fumar os respectivos cigarros, lá vamos eu e a Sara para a aula. Porém, a sala estava mal indicada no Departamento (que estranho, nunca aconteceu!!), o que nos obrigou a percorrer toda a FCSH - volto a frisar que eram 8 da manhã e nós já nos arrastávamos -, tipo
peddy paper, à procura da porcaria do auditório. Lá conseguimos dar com aquilo, era afinal no 3º piso da Torre.
8h15 - entramos no auditório e damos logo de caras com a m*rd* do
data show!!! Como eu odeio aulas em
Powerpoint, não há pachorra para aquelas mariquices das corzinhas e das letrinhas que giram da esquerda para a direita e de cima para baixo!!! Baaahhh!!! Como se não bastasse, o auditório tinha muito pouca gente e, por causa d m*rd* do
data show, as luzes estavam quase todas apagadas = um sono do caraças!!!
8h30 - descobrimos que o Prof. é um poeta, tal é o seu grau de erudição ambiental!!! A Sara passava os apontamentos todos para não adormecer, enquanto que eu optei por anotar as líricas reflexões do senhor à minha frente, bem dignas de figurarem neste Bairro!!
9h20 - Intervalo. Mesmo a tempo, antes que eu espetasse uma caneta na jugular (e o mais provável era falhar o alvo devido ao sono que tinha) por ter sido tão burra em não ter feito esta porcaria desta cadeira do tronco comum, que só o nome não lembra ao diabo, no ano passado. Afinal tinha dado para conciliar com Direito Internacional na boa (e com a Alicinha, o pior que me aconteceria seria ter um 16!)... Saímos. A Sara foi comprar tabaco e eu fui tomar café. E é exactamente aqui que se regista o ponto alto da manhã e em que o título deste
post faz sentido! Penso que falo em nome da Sara quando digo "Obrigado André (aka Fegalhão)! Graças a ti, a AE tem tv cabo e eu e a Sara pudemos ficar 20 minutos especadas no banco a ver o "ER" no AXN às 9h30 da manhã, enquanto a própria AE se encontrava praticamente às moscas. Graças a ti pudemos permanecer acordadas após visionarmos George Clooney vestido de médico!!! Um grande bem haja para ti!!!" A Sara só repetia "eu ouvi claramente que ele dava 20 minutos de intervalo" e depois ríamos muito por estarmos a ser observadas por todos os que passavam para tirar fotocópias e nos viam ali assim, de cigarro na mão, a ver tv em vez de estar a dormir!!
9h45 - subimos até ao 3º piso, sempre a trabalhar o glúteo, de novo a rir muito para não chorarmos! Pensando que a nossa entrada iria causar impacto pelo evidente atraso, afinal ainda ficamos à espera que cheguem mais colegas... Parece que nem somos das piores mein liebe?
10H00 - a aula continua, sempre com a veia poética do senhor à flor da pele! Ele e a sua sibilância ao falar (bem como um certo e determinado caloiro sentado na nossa fila, cujo nome não refiro mas digo apenas que é igual ao do anterior chanceler alemão lol e que me perguntou a data da frequência!!! aiiiiiii!!! mein liebe, o que são aquelas mãos??? já estou com fogo por baixo só de me lembrar :p), juntamente com comentários porcos e parvos, como é nosso apanágio, e reminiscências das pérolas ditas pelo Tagus, contribuíram para a panóplia de gargalhadas que fizemos ecoar naquele auditório!!!
10h50 - o senhor dá a aula por terminada (ALELUIA!!!), despedindo-se de nós com "saudações ecológicas"!
Gostaram?? Então
si preparem, porque agora vem aí a nossa
mega produção, todas as pérolas que o senhor disse ou escreveu nos seus dispositivos, dignas de figurarem no livro "
Poema em forma de nuvem"!!!
- "A Terra, uma ordem orgânica e uma regulação ecológica"
- "A neblina dos tempos" ; "Uma natureza possuída"
- "As criações intelectuais são como um luxo, uma vez satisfeitas as necessidades do corpo"
- "O lastro histórico da Ecologia Humana encaminha-nos para aqui" ; "Ratzel é um ecólogo humano" (não se diz antes "ecologista"???)
- "Nos primeiros tempos da humanidade as regiões cálidas, húmidas e bem fornecidas com frutos em abundância eram claramente as mais desejadas" (ai não, ainda hoje é assim!!! lol)
- "O dispositivo é um segmento que merece a positividade de cada dia, não faz muito sentido em fotocópias"
- "Só nas regiões onde o estímulo climático é importante é que as nações atingiram os níveis mais elevados de civilização"
E por fim, a nossa preferida:
- "A percepção humana não nasce espontaneamente como as papoilas nas margens dos caminhos" E esta, hein??!! De chorar a rir!!!
Meus amigos, aqui ficou um cheirinho do que serão as manhãs de 6ª feira nos próximos 2 meses para mim e para a Sara. Espero que compreendam a nossa dor e sofrimento, assim como espero a vossa solidariedade... Queria só deixar mais uma ressalva: fiquei bem contente por ver o pessoal de 1º e 2º ano de CPRI a não escrever nadinha, enquanto os cromos de Sociologia insistiam em fazer perguntas parvas, desinteressantes e retóricas! Parece que os miúdos afinal até são espertos e conseguem seleccionar informação :p
O
post já vai longo e, dado que me levantei às 6h30 da manhã para ir à aula, vou mas é dormir que já não vejo nada à frente. Sarinha, deixo para ti a tarefa de dissertar sobre a fitinha que o Prof. tem à volta da garrafa de água ;)
Bom fim-de-semana e... saudações ecológicas para todos!!!
*matuxa*