terça-feira, maio 09, 2006

Pssst!... ó belha!!!

Ninguém me avisou que já era finalista!!!

Pois é, foi assim (com esta dolorosa realidade [ainda não aprovada])que a nossa tarde desta Terça-feira terminou...
De meros rumores, chega-nos a confirmação por fonte fidedigna do avanço inexorável de Bolonha, já em Outubro. Pensávamos nós que teríamos o chamado período de transição... ERRO!!! "Tens 180 créditos? Acabaste o 1º ciclo!" E mai nada!!! Ou seja, quem tem levado o curso certinho e direitinho, a guardar o último ano para se aventurar no minor, terá os 180 créditos na área de formação... meaning: FINALISTAS!
Eu só gostava que me tivessem dito antes. Sei lá! Era capaz de me dar jeito pensar em estágios ou preparar a minha ida como voluntária! Mais importante ainda, gostava de ter uma viagem de finalistas! Um jantar de finalistas! Uma queima das fitas como finalista! Uma benção das pastas! Assinarem as minhas fitas! Um último ano em grande para me "despedir"! Coisas que se toma por certo no ano de finalista... ano que se vê agora reduzido a mês e meio, sendo que um é de exames... um grande bem haja à UNL que gosta de estar na vanguarda das reformas educativas no ensino superior!
A única esperança é que esta proposta não seja aceite pelo Conselho Directivo; porém, assalta-me o receio que qualquer proposta alternativa seja ainda mais radical. E quanto a saber se temos equivalências a tudo, só podemos esperar (e desesperar) pelo final do mês de Maio; confesso, contudo, que a hipótese de ficar mais um ano só para fazer os créditos que me faltarem (2 ou 3 cadeiras) me irrita solenemente porque é um atraso de vida!
Enfim... jovem! Se tens mais de 20 anos, junta-te à fileira do desemprego em Portugal!

sorry for the bad news*mini-prato*

7 Comments:

Blogger Bolha said...

só para avisar que eu e a ratunis vamos para a Costa Rica em Janeiro!

bjinho*mini-prato*

10:31 da tarde  
Blogger Bolha said...

a leviandade com que certas decisões são tomadas deixa-me completamente à beira do vómito!!! em que raio de critério é que o sr. reitor se baseia para afirmar que a FCSH está pronta para Bolonha? Regime de adaptação??? Deixa lá isso, dá muito trabalho ter essa porcaria a funcionar apenas por um ano, só para os que tiveram o "azar" de entrar em 2003 não sofrerem grandes alterações no seu plano curricular... Minors? Erasmus??? Deixa lá, nem sequer vale a pena pensar nisso porque não há hipótese de sequer os fazeres...
Sinto-me como se me tivessem acabado de tirar o chão... Como é que é possível chegar a este ponto, em que apenas dentro de um mês saberemos se acabámos o curso ou não??!!! Já estou como tu narsunis: e será que a outra opção será melhor?? Mais uma matrícula por uns míseros créditos?? Parece que a educação/cultura agora se resume a créditos e não ao interesse intelectual que possas ter numa determinada cadeira... Já para não falar na angústia de ver tantos planos irem por água abaixo... Acabar um curso sem ter o gostinho de ser finalista, a viagem, a benção, a queima... Mais uma vez nada disto depende de nós e mais uma vez lá vamos nós ter de esperar, quando nos asseguraram (o próprio coordenador do Departamento) no 1º semestre que o nosso ano não iria ser afectado por Bolonha!!!
Estas decisões tomadas de maneira tão arbitrária e discricionária, sem consulta dos principais interessados (ou seja nós, para o caso de eles ainda ñão terem percebido), faz-me lembrar qualquer coisa... como é que se chama mesmo??? Totali... Ai, está aqui na pontinha da língua mas não consigo dizer... Mas deve ser só do meu mau feitio

*matuxa*

12:04 da manhã  
Blogger Bolha said...

peço desculpa, esqueci-me também de referir que muito me apraz ser aluna da FCSH, pois seremos os pioneiros, enquanto que cursos como medicina e direito continuarão os seus regimes até sabe-se lá quando... para os que não sabem, quando nós entrámos, em 2003, a média de ingresso de CPRI só tinha à sua frente medicina e ciências da comunicação... E estou a falar a nível NACIONAL!!! Não sei se isto quererá dizer alguma coisa acerca do nosso curso e de estarem a fazer de nós parvos...
Parece que a FCSH continua a desempenhar eficazmente o seu papel de puta da UNL (pardon my french!)!

*matuxa*

12:19 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Eheh a marta tá indignada lol xto tb me ta a dar um bocado a volta a cabeça te pk eu n me sinto capaz de fazer direito comunitário xte ano, e tou a ver k ja k sou finalista :s o "tenho" k fazer. Gora a competição é kem tem mais ECTs lol Será que isto é mesmo aprovado?! será que ninguem se apercebe que temos 20/21 anos?! :s E eu nao tou preparado para uma tese de "mestrado". A minha unica consolação é que se realmente acabar o curso este ano, ter-me inscrito no SVE foi a melhor coisa que fiz, mas se não acabar e tiver k fazer umas cadeiras po ano só para ter 180 ECTs e ficar com o titulo fantástico de finalista do 1º ciclo...olha...merda

Beijinhos, abraços e ECTs

*Alentejohny*

2:19 da tarde  
Blogger Bolha said...

Nem sei o que dizer...não sei se ria, não sei se chore, não sei se vá vomitar!!
Acho que nos sentimos todos frustrados e indignados com a falta de respeito com que os "Senhores da Universidade" nos estão a tratar. No meio de tanta falta de informação, organização e inteligência, a única coisa que podemos subentender é que perdemos a benção de finalistas, a assinatura das fitas, a viagem...perdemos toda a excitação que o último ano iria proporcionar.
É hora de pensar seriamente nas nossas viddings! Por isso vou para a Costa Rica ( ou Panamá, Guatemala, ...) com a Narsunis, vamos conspurcar aquela tenda toda!!
Bem, e já que estamos numa de nos purgarmos, e se fossem todos para o caralhinho, hein??? Eu quero o meu ano de finalista!!! :S

*ritinha*

9:52 da tarde  
Blogger Bolha said...

Ao ler os vossos comentários, vejo que neles está devidamente compilado tudo o que eu sinto acerca da forma absolutamente arbitrária como uma decisão que afecta as nossas vidas desta maneira parece estar a ser tomada pela nossa faculdade! é uma total falta de respeito e consideração por nós como alunos e como pessoas: estão-se bem a cagar para os nossos planos, aspirações ou sequer opiniões...basicamente estão-nos a tirar o poder de fazer as nossas próprias escolhas e de prever/planear quando e como é que vamos conduzir as nossas vidas...:S Assim sendo, e tal como prometido na esplanada, venho acrescentar um dos poucos palavrões que faltam entre os comentários deste post: FODA-SE!
beijos*
*Sara*

4:28 da manhã  
Blogger Bolha said...

A Vanessa é tão querida... mas a verdade é que nenhum de nós se sente minimamente como um finalista! Aliás, esse é um assunto quase tabu entre nós, porque dói só de pensar (quanto mais quando um de nós se refere a isso no gozo) que acabamos o curso este ano, assim, a seco, ficando a tomar conhecimento da situação exactamente um mês antes dos exames...
Sim, se isto se passa com um Primeiro Ministro apaixonado pela educação, o que seria se a odiasse...
A mim só me chateia particularmente o facto de no ISCSP, em Évora e em Aveiro (os casos que nos são mais próximos) ficar a vigorar um regime de adaptação ou a possibilidade de escolha, enquanto que a FCSH opta por ser arbitrária e ir a seco, abalando toda a estrutura académica planeada por nós...

*matuxa*

1:10 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home