terça-feira, fevereiro 07, 2006

Estranho... muito estranho

Estou arrepiada! Não, não foi o Vasco Rato outra vez. Apesar de o senhor se ter sentado praticamente ao meu lado na Versalhes na semana passada, de tal modo que lhe consegui ler a marca do casaco e, como tal, fui obrigada a respirar o mesmo ar que ele, isso já não basta para me arrepiar, nem sequer para lhe dedicar um post inteirinho! Sim, parece que estou mais resistente... e mais exigente!
A verdade é que hoje recebi a materialização de uma notícia que esperava desde o ano passado, e foi muito estranho... De tal forma que, desde que fui ao correio, não consigo pensar noutra coisa senão nisso, e um milhão de imagens vêm-me à cabeça. É tão estranho, não me consigo habituar à ideia... A minha amiga Susana vai casar. Em Abril. Daqui a menos de dois meses. Estranho...
Conheço a Susana desde... sempre! Andámos juntas na escola desde os 3 anos, desde a pré-primária, desde que me lembro de ser gente! Fomos sempre da mesma turma até ao 6º ano, altura em que ambas mudámos de escola mas para escolas diferentes. Sempre nos demos bem e os pais dela sempre me trataram como uma filha, quando ia lá a casa para brincar e ficava sempre para jantar, ou quando me convidavam para ir ao circo! A verdade é que os pais da Susana, e a Susana, foram os únicos na minha turma que não olharam com desdém a minha mãe depois do divórcio dos meus pais. Estranho, não é? Pois é, no colégio o preconceito era enorme, estúpido e vinha de todos os lados! Por isso é que a Susana sempre significou muito para mim!
Depois de mudarmos de escola, os pais dela construíram uma casa linda e enorme num terreno perto da minha antiga casa, por isso estávamos quase sempre juntas: brincávamos aos fins de semana e, às vezes, durante a semana depois das aulas. A partir do 8º ano deixámos de estar tão próximas, mas nunca nos esquecemos uma da outra. Lembro-me como se fosse hoje, com perfeita nitidez, de todos os pormenores do dia em que me chamou para ir lá a casa mas, estranhamente, não foi ela que me abriu a porta; foi a mãe, que me disse "a Susana está lá em cima e tem uma prenda para ti, vai lá ver." E o que era a prenda? Nada mais nada menos que o Yuki, o meu gatão lindo e fofo, que há 8 anos era tão pequenino que cabia no carro das Barbies! É verdade, foi ela que me deu o meu gato e nessa tarde brincámos com ele e com as Barbies até os meus pais (que se juntaram novamente) me irem buscar à hora do jantar. "Escolhi este de propósito para ti, era o único assim todo branquinho da ninhada da gata da minha avó!". Parece que foi ontem...
Depois voltámo-nos a encontrar na Escola Secundária, embora fôssemos de turmas diferentes. Lembro-me que ela não chegou a acabar o 11º. Um dia recebo uma mensagem dela no telemóvel, a avisar que ia viver para o Porto com o noivo. Estranho, outra vez... Nunca dei demasiada importância, e de novo veio a distância, embora sem nunca nos esquecermos do aniversário uma da outra e das mensagens de Natal! A Susana é mesmo a minha única amiga de infância com quem mantenho contacto actualmente.
Há tempos as nossa mães encontraram-se nas compras e a mãe da Susana contou à minha mãe da mudança da Susana: de repente mudou de cidade, foi viver com o namorado, ela que nem a cama fazia arranjou emprego e aprendeu a gerir uma casa sozinha! E queria casar no próximo ano! Mudança radical vinda da pessoa mais inesperada, que vivia confortavelmente e sem preocupações, e arriscou tudo porque se apaixonou!
Há dias mandou-me uma mensagem para o telemóvel a pedir a minha morada. Tentei ligar mas nunca atendeu. Mandei mensagem e perguntei o porquê da morada. "É para te enviar uma suspresa!" Pois bem, a surpresa chegou hoje: o convite para o casamento da Susana, dia 29 de Abril! Envelope de tule com flores desenhadas e uma fitinha verde a condizer. "Casamento de Susana e Miguel". Até me vieram as lágrimas aos olhos! Seguimos caminhos tão diferentes... É tão estranho imaginar a minha amiga de sempre a casar... Passei toda a tarde a lembrar as tardes a brincar às Barbies e Polly Pockets, a visita ao Palácio de Queluz, quando pegaram em nós as duas, nos vestiram de princesas e nos puseram a fazer parte do teatro que decorria ao mesmo tempo que a visita! Do "Rei Leão", cuja estreia a mãe dela nos levou a ver ao cinema; depois fomos comer hamburguers para o Mc Donald's! Estou muito nostálgica hoje... Hoje recebi a prova material de que a infância passou mesmo, já sou "gente grande" mesmo à séria... A minha amiga de sempre vai casar e, após todos estes anos e ela estar a viver no Porto, não se esqueceu de mim! Estou tão feliz por ela!
Telefonei-lhe há pouco. "Estava a escolher as alianças! E ontem chegou o vestido. Nem imaginas a sensação que é experimentar um vestido de noiva, numa sala enorme cheia de espelhos, nem consigo explicar..." Eu só me ria "Isto é tão estranho, conhecemo-nos desde os três anos e tu agora vais casar! Tenho de te ver e falar mais contigo para me habituar à ideia, para mim é surreal!"
Esta semana ela está cá e amanhã vamos jantar. Combinou um jantar só com meninas que foram da turma dela nas várias escolas! Vou ver gente que não vejo há muito tempo... Vai ser bom, muito bom! Já sei que vou voltar toda lamechas, ainda mais emocionada do que já estou...
"Ainda bem que gostaste do convite! Espero que vás ao meu casamento! Faço muito gosto!" "Só se acontecer algum imprevisto é que não vou ao teu casamento! Muitos parabéns, estou tão feliz por ti!"
Desejo-te toda a felicidade do mundo Susana! Mostraste-me que, se calhar, ainda vale a pena amar, amar a sério, deixar tudo para trás e construir uma vida nova com alguém, mesmo que a nossa mãe fique tão aflita que tenha de recorrer ao Psicólogo (como aconteceu)! A tua voz é só felicidade e emoção! É um orgulho ser tua amiga!

*marta*

4 Comments:

Blogger Bolha said...

Realmente é incrível como o tempo passa a fugir, deixando marca em todas as coisas por onde passa...é lindo poder ter amizades destas que sabemos que a distância não vai conseguuir enfraquecer,amizades que tentaremos cultivar sempre, pois ao cultivá-las mantemos vivas todas as recordações das nossas vidas...
De certeza que este acontecimento te fez pensar e questionar muitas coisas, olhar para trás e ver o caminho gigante que já percorrestee o caminho ainda mais gigante que tens pela frente. E não sabe bem encontrar lugares-comuns, pessoas comuns? ;)

5:15 da tarde  
Blogger Bolha said...

Quem deixou a lamechice acima escrita foi a sam... ;p

+sam*

5:16 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

So tenho tres coisas a dizer:
1. Não a deixes saber no que se tornou o Yuki;
2.Uma despedida de solteiro vinha mesmo a calhar, poxo ir?;
3.Vale sempre a pena amar :).

Beijinhos e Abraços

*Alentejohny*

PS-Inda não sei o k foste fazer para tares tao perto do Vasco Rato :s

3:46 da manhã  
Blogger Bolha said...

mein liebe, ha coisas q dão mesmo q pensar! Uma pessoa de sempre, com a nossa idade a construir uma vida nova, completamente diferente da nossa, apaixonada e cheia de esperança no futuro!:) É um sinal de que estás mesmo crescida (e nós tb) e também um sinal de esperança, de que vale sempre a pena continuar a amar e a acreditar num futuro feliz, como o que se prepara para ela!:)
Não sabia que tinha sido ela a dar-te o yuki...Parece que, mm com vidas tao diferentes ela deixou sempre marca no teu coração e na tua casa. e o oposto tb acontece.:)
É verdadeiramente uma historia que da q pensar e que ensina a acreditar na amizade, no amor, no crescimento e na vida!
Apesar de n a conhecer, desejo-lhe muitas felicidades!
beijinhos
*Sara*

1:44 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home