quinta-feira, maio 29, 2008

Feios, porcos e maus: quem ousa atirar a primeira pedra?

Depois de deambular pela nossa meravigliosa creatura, a questão dos "feios, porcos e maus" ficou a latejar no meu cérebro já de si latejante. Porque é que certas mulheres possuem um gosto intrínseco pelos feios, porcos e maus?
Em primeiro lugar, parece-me coerente desconstruir esta ideia de "feios, porcos e maus" - agora tiveram saudades da Tininha, não foi? - para que o meu raciocínio não pareça tão radical. Para mim toda esta expressão parece-me um grandessíssimo eufemismo: não há mulher alguma (exceptuando uma ou outra sado-maso) que prefira um feio, porco e mau ao Colin Farrell, até porque ele mesmo é um feio, porco e mau. Confuso? Um bocadinho, mas acho que qualquer moradora/turista do Bairro me entende...ai se me entende.
Os nossos feios, porcos e maus (e digo "nossos" porque, depois de tanto tempo de convívio, acho que consigo elaborar um comportamento-padrão lol) não são necessariamente feios, porcos e maus: são homens. No verdadeiro sentido da palavra, completos no seu antagonismo.
Em termos de carácter são, acima de tudo, homens com princípios, com uma espécie de "espinha dorsal" inquebrável; homens corajosos que matam baratas com o pé em vez de gritarem mais do que nós (ainda que eu mate baratas de forma fascinante :p) e a quem temos vontade de agarrar a mão ao mínimo sinal de medo.
Fisicamente não são homens feios, ou porcos. Pobres de nós se tivessemos que conviver com um protótipo de Robinson Crusoé ou coisa parecida! São homens que até a dar um simples "Bom dia" o fazem (inconscientemente) de forma charmosa. Não são cá homens que usam mais cremes para a cara do que nós para o corpo inteiro, e acreditem que nós temos cremes para literalmente todo e qualquer membro anatómico. Aqui incluiria dois requisitos que fazem toda a diferença, ainda que muitas vezes incompreendidos lol, que são a barba de 3 dias e as veias nos braços. Que me perdoem as caras de imberbe, mas homem feio, porco e mau tem barba que arranha.
E antagónicos porquê? Porque sabem rir e fazer rir mas também se permitem chorar, porque se expressam de forma primitiva ao verem jogos de futebol com uma cerveja na mão mas também perdem 5 minutos a consultar o "cartaz cultural" do Expresso e 3 horas a alimentar o intelecto com filosofias políticas.
Então o que resta neste Mcdreamy de feio, porco e mau? Literalmente nada, eufemisticamente tudo. Porque nos sentimos tão atraídos por eles, pelo seu ar despegado e a sua conversa envolvente, não sei. Mas a atracção pelo abismo, pelo perigo, pelo que sabemos que não nos é claramente vantajoso mas que mesmo assim é tão apelativo como um gelado de 4 bolas da Santini em plena época de fazer dieta, está lá, em algumas de nós de forma mais subtil, noutras nitidamente "escarrapachado" nas suas faces.
Não nos culpemos por esta fraqueza...quem, ao olhar para trás, não esboçaria um sorriso malicioso de satisfação por ter tropeçado num Colin Farrell em algum período da sua vida?


*rita*

5 Comments:

Blogger bolha said...

Maravilhoso, Rita! :) sim sim, a atracção pelo abismo é algo recorrente nas moradoras deste bairro. Confesso que este género já me seduziu mais... agora estou profundamente devotada à gosma! :) Mesmo assim, a teoria do homem homem mantém-se: nada como ter alguém que nos segure a porta e que nos bajule, mas que seja simultaneamente capaz de mandar uns grandes palavrões a ver o futebol e capaz de nos mudar o pneu do carro e reparar a instalação eléctrica da casa. (não se nota mesmo nada que estou com um engenheiro, pois não?) Tenho muito a agradecer ao meu engenheiro, principalmente por me ter dado a mão e puxado para fora da "atracção pelo abismo". ;p

*márcia - contra todas as expectativas a primeira a assentar*

3:40 da tarde  
Blogger bolha said...

Mais uma vez, brilhante, xuxu!:) Sinto-me completamente retratada em todo o post, há que dizer! O protótipo do "feio, porco e mau" que não é nem feio, nem porco, nem mau é aquilo o que eu chamaria um perigo e ao mesmo tempo uma perdição... Um homem que sabe ser homem espontaneamente sem precisar de se armar em macho, que não medo de se sujar mas que nunca anda sujo e que não tem medo de chorar mas está sempre pronto a enxugar-nos as lágrimas. É muitas vezes, o homem errado mas que parece tão certo que até dói.
A verdade é que os Colin Farrell's desta vida são simultaneamente um dos maiores motivos de desespero e ao um dos maiores motivos por que apetece viver!
Para um homem, esta frase seria provavelmente incompreensível e enquadrar-se-ia no típico rótulo " as mulheres são mesmo complicadas", mas aposto que para qualquer menina que por aqui passe fará todo o sentido.;)

beijinhos*Sarunis*

2:50 da manhã  
Blogger undertheground said...

eu diria que nem sempre os homens lançam bons dias charmosos inconscientemente. Eu faço-o conscientemente todos os dias mesmo que isso me faça não cumprir o "não cobiçarás a mulher do próximo". Mas é o que dá ser um homem autêntico com barba de 1 semana mas que trata as mulheres como princesas.

4:23 da manhã  
Blogger pegueitrinquei said...

ando a ser consultada e nem sabia. Sabe bem! =)

12:58 da manhã  
Blogger undertheground said...

eu de vez em quando leio-vos. se calhar até mais frequentemente do que as vezes em que vos encontro :)

2:44 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home