segunda-feira, outubro 30, 2006

"Diz que é uma espécie de magazine" mas a mim não me convenceu, até porque parece mais uma espécie de "Contra-Informação" mas com pessoas

Enquanto fã incondicional do Ricardo, do Zé, do Tiago e do Miguel desde o primeiro momento em que apareceram na Sic Radical (ainda nas rubricas do "Perfeito Anormal" com o Markl e o Alvim), aguardava este novo programa do Gato Fedorento com alguma ansiedade. Fez-se mistério e no fim apanhei uma valente banhada. O estilo não lhes assenta e estão a enveredar por um caminho perigoso - do qual nem a comparação do seu modo de apresentar o programa com o Carlos Lopes numa gala dos prémios "Nova Gente" os poderá salvar. Já foi um risco começarem a representar os seus próprios textos, o que acabou por lhes correr até bastante bem - cada um à sua maneira sempre me arrancou valentes gargalhadas. Ontem à noite não só me apeteceu mudar de canal, como o único momento que valeu a pena foi, quanto a mim, a imitação genial de Salazar pelo RAP.
Acredito perfeitamente que lhes apeteça mudar e que não queiram estar colados a um rótulo, mas este pseudo talk show com sketches pelo meio não me conveceu - foram os sketches mais fraquinhos que os vi fazer... Para mim, Gato Fedorento sempre significou uma lufada de ar fresco no humor feito em Portugal - num canal por cabo, estavam-se nas tintas se as pessoas gostavam do humor deles. Simplesmente faziam o que lhes apetecia porque não estavam sujeitos à "guilhotina" das audiências - era puro non sense, com ou sem jeito para representar, e isso era genial. Claro que com a ida para um canal generalista a coisa muda de figura, bem como a qualidade.
Em televisão é preciso evitar "mais do mesmo" - já bem basta o estado em que os quatro canais nacionais deixaram a programação televisiva. Um programa que "fala da actualidade" mas com humorismo é o "Contra-Informação": o jornalista apresenta a notícia da actualidade (ou a não-notícia), a qual é satirizada pela imitação dos respectivos intervenientes, sejam eles responsáveis governativos, apresentadores de televisão, entre outros. Isso foi o que eu vi ontem à noite, mas com pessoas e não com bonecos manipulados. Imitações da Maria Elisa, do Paulo Bento e, acima de tudo o que mais me desiludiu, da Floribella. Até eles não conseguem evitar satirizá-la... A Teresa Guilherme deve estar felicíssima. Além de que o estilo de falar da actualidade e depois ter um sketch que demonstre do que se fala é muito o estilo de Herman José (também esse, quanto a mim, com uma imagem mais que desgastada), com as suas fiéis Ana Bola, Maria Rueff e Maria Vieira.
Não digo que perderam uma fã, isso seria demasiado drástico, mas perderam uma espectadora deste vosso novo programa. Rapazes, salvem-se enquanto é tempo: parem de fazer anúncios, peguem nos vossos papéis e canetas e fujam para a RTPN - lá podem continuar a fazer humor que não dá audiência!

*matuxa*

11 Comments:

Blogger inseparabilidade said...

Realmente...muito, muito fraquinho! Muitos furos abaixo daquilo a que nos habituaram. É uma pena vê-los degenerar assim. Era bem melhor quando eles gravavam as nossas conversas no Kant e Freud e as representavam. Perderam as musas inspiradoras, perderam tudo.

mini-prato

7:10 da tarde  
Blogger Bolha said...

É só fruta podre!! pelos vistos acho que até fiz bem em "perder" o início do programa :SSS
Que voltem as piadas que não atingem as massas (já dizia o "cromo" do Bruno) ;))

*rita*

2:43 da manhã  
Blogger Bolha said...

O primeiro episódio do «Diz que é uma espécie de magazine» foi realmente uma decepção...
Os nossos meninos, que tão fielmente temos vindo a seguir e a admirar desde o início, acabaram por ceder à pressão das audiências e do humor massificado e perderam aquilo que mais os distinguia: a total independência face aos moldes pre-estabelecidos.
Este novo formato não tem nada a ver com eles, está batido e nota-se que não é algo que eles estejam à vontade a fazer... Este «contra-informação mas com pessoas» não tem, nem de longe, a qualidade a que fomos habituados e acho que mereciamos muito mais deles, até pq sabemos que eles o podem dar.
Estou como a Martunis: arrumem a trouxa, vão para a rtpn e voltem a dar-nos aquilo a que nos habituaram: um humor sublime e único, que não se deixa pressionar pela «ditadura das audiências», que invadiu a tv generalista.
Vá, toca a voltar a pôr «os padrõezinhos lá para cima»!

*Sarunis*

1:50 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Discordo na totalidade contigo!

3:48 da manhã  
Blogger Bolha said...

Mais uma vez, as "mentes discordantes" que aparecem no Bairro insistem em não se identificar, muito menos fundamentam a sua opinião! Assim não é possível estabelecer qualquer discussão, temos pena... Mas ainda bem que discordas: por não gostarmos todos da mesma coisa é que o Mundo não tomba!

*matuxa*

2:38 da tarde  
Blogger Bolha said...

O João disse "bonito" LOL!!! :) Deixa lá fofinho, quando voltares fazemos-te o upgrade, ou até gravamos um episódio para poderes ver e dizer de tua justiça!

*matuxa*

2:40 da tarde  
Blogger Bolha said...

Eu acho lindo não se identificarem nem justificarem a sua posição. Se era pa dizer apenas e só isso, sem alimentar uma qualquer discussão inteligente e profícua para ambos os lados, mais valia não dizer nada. Um comment perfeitamente dispensável (de alguém mt desocupado, já que pessoas com algo para fazer não vêm a blogs dizer apenas que discordam - é um bocado patético e faz-me pena. Que o anónimo se assuma e me faça mudar de opinião. Para já, acredito que se trata de um ser acéfalo. Aceitam-se apostas!)

*mini-prato*

p.s. sim, eu sou cruel e vivo bem com isso

11:28 da tarde  
Blogger Bolha said...

Quem não se identifica não merece sequer que as suas opiniões sejam tidas em conta, porque nem ele/a próprio/a parece acreditar nelas o suficiente para as assumir.

*sara*

p.s.: mini-prato, foi-se uma ou outra gotinha...lol

6:29 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Não concordo com a tua opinião.

4:03 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu acho isto lindo! Além de acéfalo, o nosso "anónimo de estimação" é parvo e incapaz de analisar um texto. Pessoas que não são capazes de justificar a sua opinião, irritam-me deveras. E fazem-me ter pena. Vai dizer que não concordas a alguém que se interesse, sim? E depois morre. Mas longe, para o cheiro não incomodar!

*mini-prato*

7:02 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

o que eu estava procurando, obrigado

11:19 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home