A possivel falta de qualidade deste post deve-se ao caracter de emergência que ele assume, ou seja, depois de um post sobre uma semana negra, de uma musica que apesar de despertar toda uma amalgama de sentimentos não deixa de ser uma musica triste, e de um ultimo post sobre o primeiro amor, torna-se imperativo falar de qualquer coisa diferente, não animada, mas diferente :p
Calculo que com o titulo do post todas tenham pensado, lá vem este gajo que acompanha diariamente os morangos com Açucar falar mais uma vez mal da serie. Haja paciencia. Mas não, Serpa com Açucar surge porque tenho ultimamente criado uma imagem muito pouco positiva da minha terra e portanto, este será um post para aducicar novamente o vosso gosto por essa linda terra alentejana (mas que trocadilho brutal loool)
Ora bem senhoras e senhores, aos vossos lugares, apertem os cintos, que o autocarro (daqueles
British style que percorrem Lisboa) está prestes a partir...
Como será normal voces começam a viagem alojadas no centro do centro do mundo (a minha casa) e é ai que voces são melhor tratadas e alimentadas...e já que voces gostam tanto, o "cabo das tormentas" vai a frente no carro da GNR abrindo caminho...até porque como todos viram nas noticias da TVI pode surgir no caminho um puto de 12 anos a conduzir algum tractor e torna-se necessária uma autoridade. Ah e como a Marta adora tanto a PANTUFA eu deixo-a leva-la no passeio, mas fica desde ja avisada que não vai conseguir mudar o nome dela :p
1ª PARAGEM: 15 metros depois do autocarro arrancar têm que descer, é que para conhecer Serpa mais vale ir a
butes.
Percorrem-se as bonitas ruas desta cidade alentejana, ignoram-se as lojas chinesas e observam-se as bonitas e históricas construções, as novas placas que se multiplicam por toda a cidade, com mapas e calendários culturais. Chegamos à Praça da República. Muitos a unica coisa que terão visto desta praça é um festival de anedotas ridiculo, outros ja tiveram oportunidade de ver o Roberto Leal, mas em dias normais também esta praça é bonita. Apesar do seu ar desértico (por causa das palmeiras) não deixa de ser o centro da cidade. O meu futuro local de trabalho ( a Camara Municipal), o restaurante Alentejano e toda uma serie de casas de alguma beleza.Prosseguimos e antes de subirmos as escadas uma imagem de grande beleza - a Torre do Relógio e a Igreja de Sta Maria.Podem fechar as bocas lol Entramos no castelo, por cima de nós parte de uma torre destruida quando os espanhois atacaram a construção...lá dentro muita história. Um museu etnográfico e outro arqueológico.Percorremos as muralhas para uma vista privilegiada de Serpa. Um passo em falso e
you're dead meat. Saimos do castelo e percorremos a zona mais antiga até chegarmos ao Largo dos Condes de Ficalho, onde se encontra o Palácio dos mesmos condes. Aí temos também um bar-restaurante medieval que alguns de vós já conhecem. Continuamos o passeio e chegamos a mais um local de grande beleza - o aqueduto ao longo das muralhas exteriores. Todos aproveitam para tirar uma fotos. Seguimos, desta vez não paramos no café para comer (há popias em casa) nem há fotos à sede do PCP (eu sei que Serpa é um dos ultimos grandes bastiões comunistas mas continuemos). Um desvio rápido para uma visita ao Museu do Relógio, o unico do género da Peninsula Ibérica, e um dos cinco a nivel mundial (desculpem, eu sei que se paga, mas como já lá trabalhei tenho que dizer que vale bem a pena ;))
Chegamos a mais um largo, o cinema (onde cada filme custa a módica quantia de 1Euro) do lado direito, ao fundo casas com a forte marca da presença moura, à esquerda uns velhotes a jogarem à malha à porta de uma taberna.
Aproximamo-nos do parque campismo...este é o momento em que eu dou um saco cama à Marta e lhe digo que depois de ter tentado mudar o nome da Pantufa não tem mais alojamento em minha casa e por isso fica no Parque (vê o lado positivo - tens entrada grátis na piscina).
Chegamos a uma zona de mais movimento (provavelmente passará um carro a cada 10 minutos, e tentem não chocar com as duas ou três pessoas que andam pela rua), mas não se preocupem, o cabo das tormentas está agora novamente a acompanhar-nos (é que depois da Marta ter ficado no parque alguem tinha que cuidar da Pantufa). Aqui podem escolher: ou um café cujo dono é um grande benfiquista, ou um cafe cujo dono é um grande benfiquista. Calculo que tenham escolhido o cafe cujo dono é um grande benfiquista. Um cafezinho enquanto esperamos pelo autocarro.Passa um carro, passa uma pessoa...passa um cão...passa outra pessoa...passa uma carroça de ciganos comandada por um burro...e finalmente chega o autocarro. Próxima paragem: Altinho.Lá temos a pousada de Serpa, mais uma Igreja, uma grande vista sobre Serpa, e um local privilegiado para fazer o amor.
Voltamos a entrar no autocarro e seguimos para o Pulo do Lobo. Uma magnifica paisagem onde o rio Guadiana fica de tal forma estreito que um lobo o conseguiria atravessar com um salto. Esta fase do passeio é só para os mais resistentes porque não é fácil descer até ao rio e muito mais dificil é subir.Mas vale a pena!
Regressados ao centro do centro do mundo uns bons petiscos alentejanos vos esperam.
Beijinhos e abraços
*Alentejohny*
PS - quando regressarem a Lisboa não se esqueçam da Marta que está a dormir no Parque de Campismo.