segunda-feira, março 31, 2008

Eu leio Freud antes de dormir e depois dá nisto

Porque os euros todos que o meu pai anda a gastar a fazer-me a colecção de enciclopédias têm que ter um fim lucrativo, resolvi, de algumas noites para cá, dedicar-me ao meu enriquecimento psicológico e ler certos temas interessantes que andam por lá. Parece que a pessoa que dorme ali no quarto junto à porta tem desde há muito este mesmo hábito, por alguma razão se diz que "quem sai aos seus...".

Há uns dias fiquei retida no mundo onírico de Freud que, vai-se lá saber porquê, tem vida própria como o meu. Ele sim senhora tem umas ideias um pouco sui generis, mas também tem algumas que me fazem crer que ele lê os meus pensamentos. Ou melhor, os meus sonhos.
E então diz ele sobre os chamados actos falhados:

"Acto pela qual um sujeito substitui, contra a sua vontade, um projecto ou uma intenção que deliberadamente tem como objectivo por uma acção ou uma conduta totalmente inesperadas.
Enquanto que a psicologia tradicional nunca prestou particular atenção aos actos falhados, Freud integra-os legitimamente no funcionamento da vida psíquica. [...] Se o acto falhado surge ao sujeito como um fenómeno que ele atribui naturalmente a um efeito do acaso ou de falta de atenção é porque o desejo que ali se manifesta é inconsciente e significa precisamente aquilo de que ele prefere nem saber. [...] Encarando o acto falhado como a expressão de um desejo inconsciente do sujeito que se realiza contra a sua vontade, a hipótese freudiana pressupõe, então, necessariamente, a intervenção prévia do recalcamento. No acto falhado, é o retorno do desejo recalcado que irrompe sob uma espécie de tendência perturbadora que vai ao encontro da intenção consciente do sujeito. O recalcamento de um desejo é, por conseguinte, condição indispensável à produção de um acto falhado, como explicita Freud : "Uma das intenções deverá ter sofrido um certo recalcamento para se poder manifestar através da perturbação de outra. Ela própria deve encontrar-se necessariamente perturbada antes de se tornar perturbadora". "

Porque acho que esta explicação é útil a todas as habitantes e turistas do Bairro, visto que o nosso mundo onírico...bom, bai dar uma ganda bolta.

*rita*

quinta-feira, março 27, 2008

Correndo o risco de saturar a paciência de quem por aqui passa...

continuo a prestar a minha homenagem! Quanto mais não seja porque este cantinho é 1/4 meu e quero vir aqui ouvir isto sempre que me der na gana, sempre que me apetecer lembrar que eu estava aqui a ouvi-la, lá mesmo à frente! E se não deixarem eu faço birra :p






(acaba de repente que é para ficarem a pensar: fogo, a Alicia é mesmo boa! como será que acabou o encore? :p ou então não!)

*tunis*

sábado, março 22, 2008

Ó chefe, era um destes aqui para a mesa do canto!

Em pleno momento de vácuo mental, resolvi dedicar-me à minha actividade fútil do dia e comecei a folhear a Caras. Confesso que a revista só atraiu o meu olhar porque tinha a Sónia Araújo com o marido na capa...não quero com isto dizer que a Sónia Araújo me atraia, é mais o seu marido. Quer dizer, a senhora parece realmente levar a sua vida como uma "senhora", discreta, interessante e charmosa, e claro que para completar só poderia ter um marido daqueles, discreto, interessante e charmoso.
Pois bem, parece que o dream couple foi a uma loja da Nespresso (coisa que eu também abomino lol) provar uns docinhos que se fizeram por lá; vai daí que a Sónia tenha tido que se deixar fotografar enquanto provava tal pecado gastronómico,óbviamente com chocolate, só para ser mais interessante.
Tenho que vos dizer que o olhar do marido para a mulher era do mais badalhoco que há, como se quisesse dizer "Amor, apetece-me correr para casa para me enfiar debaixo dos lençóis contigo...nem sabes o que te espera logo." A mim realmente não me interessa que digam que o senhor ai e tal tem uns negócios refundidos e foge ao fisco. Isso realmente para mim não interessa nada, quando se tem a possibilidade de ter um homem a olhar para mim daquela maneira. De vez em quando até gosto de casais felizes, mas assim é difícil. Até porque logo à noite vou sim senhora enfiar-me debaixo dos lençóis, mas para me dedicar à "sonocultura".
Isto é cobardia.

*rita*

quinta-feira, março 20, 2008

A MINHA ÚNICA E VERDADEIRA DEUSA DO ÉBANO

Porque quando a vi mesmo à minha frente, ainda mais bonita do que em qualquer foto ou cartaz, o meu coração quase me saltou do peito...



Porque quando ouvi ali aquela voz tão forte, sem truques de computador, sem playback e sem qualquer desafinação, sem desiludir, não pude evitar os arrepios na "espinha"...



Porque de cada vez que ouvia ali aquele piano, que antes só ecoava por entre as paredes do meu quarto, um sorriso de pura felicidade rasgava-me a cara...



Porque ao ouvir ali todas aquelas palavras que significam tanto para mim e que têm acompanhado em tantos momentos da minha vida, não pude sequer controlar as lágrimas...



Porque o encore foi com a minha música preferida: If i ain't got you!



Porque quando fui embora, ao fim de 2 horas arrebatadoras, não conseguia sequer pronunciar uma frase com nexo... Porque quando deitei a cabeça na almofada, senti que tinha acabado de passar por uma das melhores noites da minha vida... E porque ela me faz sentir como uma adolescente que adora e venera o seu idolo :)

There's NO ONE, NO ONE, NO OOOOOOOOONE like Alicia!

(desde já se pede desculpa pelo post extremamente lamechas e piroso :p)


*tunis*

terça-feira, março 18, 2008

Concerto de Alicia Keys esgotado

Mas EU VOU!!! Amanhã vou realizar um sonho, o sonho de a ouvir, ao lado de um outro sonho já concretizado!! E estou tão ansiosa que mal tenho dormido nos últimos dias!


"O concerto da norte-americana Alicia Keys no Pavilhão Atlântico, em Lisboa, já está completamente esgotado, anunciou a promotora do espectáculo. A actuação está marcada para o dia 19 de Março (próxima quarta-feira) às 20h30 (portas abrem às 19h00). Alicia Keys vem apresentar o mais recente álbum de originais, As I Am. A cantora actua pela primeira vez em nome próprio em solo nacional, depois de uma passagem pela primeira edição do Rock in Rio Lisboa. "

weeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee :D

*tunis*

segunda-feira, março 17, 2008

Xiiiiuuuuu....


E quando a única coisa que tens vontade de fazer é esconderes-te no teu cantinho? Encolhida em mil pedacinhos, quieta, em silêncio, à espera que a cabeça se vá lentamente esvaziando, esvaziando...até te começares a sentir lentamente aliviada, o corpo a descontrair, aquela mesma sensação que se sente quando nos acabamos de deitar numa cama de lençóis lavados, aquela frescura, aquela pureza...
Acho que todos deviamos ter um cantinho algures, um bunker para onde fugir à procura de abrigo quando o som das bombas se torna ensurdecedor. O meu seria virado para a àgua, só eu e a àgua. Para esses momentos de fuga só queria estar eu e...nem sei, acho que só mesmo eu. O objectivo é esse, não é, os mantimentos não fazem parte desta pequenina fuga. Depois deveria haver um mecanisno que só nos deixava sair quando os nossos batimentos cardíacos estivessem iguais aos de um bébé que dorme mal acaba de mamar, quando as nossas faces já não estivesssem ruborizadas, como se tivéssemos apanhado um escaldão mesmo usando Factor 40. Aí sim o bunker já seria claustrofóbico, os mantimentos indispensáveis...
...E aí o corpo desdobrar-se-ia, o silêncio já se havia tornado ironicamente ensurdecedor.
Mas até aí...
E quando a única coisa que tens vontade de fazer é esconderes-te no teu cantinho?



*rita*

sábado, março 15, 2008

Como curar o ódio aos homens com outros "homens"

Ainda que o dia esteja destinado para estar de costas voltadas a todo e qualquer elemento dessa espécie que se diz viril e irresistível, nada melhor do que apreciar três desses tais elementos que (felizmente) só nos dão alegrias e nunca nos põem de birra.











Há coisas fantásticas, não há?


*rita*

quinta-feira, março 13, 2008

Senhor dos Anéis



Juro que se o filme fosse assim eu me teria divertido muito mais. Além desta short story há mais 7 para ver (e rir, rir, rir)... Viva a Bicha Demoníaca! :p

bjinho*márcia*

quarta-feira, março 12, 2008

Vamos brincar às revoluções?

Antes

Depois


bjinho*márcia*

terça-feira, março 11, 2008

Qualquer coisa serve para tentar ressuscitar o bairro

Meus xuxus, o Bairro está como a margem sul...um deserto! Não podemos deixar isto continuar, jamais minhas popozudas, jamais (entenda-se jamais na língua des notres amis, em sentida homenagem ao nosso Ministro)!!!
Falta de assunto não temos, as nossas vidas têm andado tão cheias de suminho sociológico que é quase um sacrilégio dizer que andamos com falta de criatividade! É mais falta de tempo, mas pronto...
Então depois de muito pensar (e de cair no vácuo, para variar), lembrei-me de seguir os ensinamentos e as práticas da Mummy e...gastar um post a falar de mim lol =) Não é assunto sobre qual ainda não nos tenhamos debruçado, mas atribuo-lhe alguma relevância agora por ter tomado dimensões um tanto ou quanto...sei lá, grandes! Pois bem, vou falar da obsessão virtual de certos e determinados grupos étnicos pela minha amizade!
A empatia envidenciada por elementos do Próximo e Médio Oriente em relação à minha pessoa já é conhecida por todas nós de outras andaças...bom, não vamos falar de todos aqueles episódios caricatos como ser minuciosamente revistada em aeroportos enquanto os outros passam airosos, ficar quase retida numa loja em pleno centro de Bruxelas, ect, etc, etc. Não sei se ficaram com a ideia de que conseguiram granjear o meu apoio (só porque eu protagonizei uma sessão de topless nocturna em pleno El Raval), ou se os meus traços físicos lhes provocam algum déjà-vu...o que é certo é que nada me demove enquanto politóloga de acreditar na teoria de que eu sou a via para a criação de células terroristas no nosso país lolol!
Entretanto a moda parece que é outra...depois de ter estado uns quantos meses por terras de Pietro Micca e da Juventus (que é como quem diz, Turim ), os contactos vindos daquela terra que o Eurico detesta acima de todas as outras (e cujo nome não vou proferir, até porque eles são muitos em Portugal lol) têm sido constantes...Epah se ao menos fossem jeitosos, mas é que têm nitidamente um ar sui generis! E, mais uma vez, nada me demove enquanto politóloga de acreditar na teoria de que sou a via para a criação de uma sólida rede de prostituição no nosso país lolol! Pois parece que as bocas da oposição têm fundamento, Portugal continua a ser um país centralizado...mas eu não consigo juntar-me a todas as causas!
Pronto, e isto é a verdadeira prova de que qualquer coisa serve para tentar ressuscitar o Bairro...mesmo que não aconteça nada nos próximos 3 dias, não vamos desistir. tá? Jamais! =)

*ratunis

Sim Sarunis, podes ficar orgulhosa por ter feito uma piada religiosa :p

(Hey e alguém me explica porque é que sempre que faço um post, aparecem-me agora todas as funções em italiano? Isso não devia ter ficado lá lol??? estou baralhada...)