terça-feira, fevereiro 28, 2006

PINHAL


Não poderia deixar de prestar homenagem a uma das palavras mais vezes pronunciada por nós nos últimos quatro dias! Já que a Sara fez o post, eu deixo a imagem. Também pensei em homenagear aqui a outra palavra mais vezes por nós pronuciada, mas acho que há formas bem mais interessantes de o fazer. Além disso, uma imagem dessas aqui no Bairro não abonaria muito a nosso favor! Só para vocês: PI...NHAL!!!!!

*marta*

Mémés e Pi...nhal!

Cá estamos de regresso à urbe, depois de uns muito bem passados, ainda que curtos, dias no Monte!
Foi um prazer tê-las lá comigo e são dias como os que passámos juntas que me fazem acreditar cada vez mais que tudo o que se possa ter tem muito mais valor quando se pode partilhá-lo. E não podia ter sido melhor a companhia com a qual partilhei estes dias no Monte.
Este fim-de-semana prolongado que passámos a descansar, a rir, a conversar, a rir, a passear, a rir, a conversar mais, a rir, a quebrar barreiras, a rir, a comer e a rir não podia ter sabido melhor...E não sei se já mencionei que nos rimos bastante. lol (Em grande parte graças à nossa Ritinha, que estava imparável!)
Foram uns dias brutais, passados entre a lareira, o campo e os mémés, que sinto que nos aproximaram mais ainda umas das outras, e inauguraram todo um novo estilo de humor, que duvido que mais alguém venha a apreciar como nós. Já para não falar na Tininha (leia-se cadela) que adoptou o nosso mini-prato (ou terá sido o contrário? lol).
E para acabar em grande, tivémos a sorte de, na última noite, apanhar na TV aquele que foi provavelmente o melhor «AB...Sexo» de todos os tempos e que nos pôs, mais uma vez, a rir como se não houvesse amanhã!
Se juntarmos a tudo isto uma brutal noite de «Party&Company» regada a Martini, as «café crème», que já vão sendo da praxe e o avultar de um novo culto televisivo entre nós (leia-se LOST), acho que se fica com uma pequena ideia do que foram os nossos dias de Carnaval.:)
Obrigada pela excelente companhia, minhas queridas! Espero que tenham gostado tanto como eu! Adoro-vos!:)
beijinhos e pi...nhal

*Sara*

P.S.: Não obstante o brutal fim-de-semana entre meninas, já tenho saudades dos restantes elementos desta Bolha, a maior parte dos quais temporariamente alojados ao pé do «puto que mija» lol. Voltem depressa e com muitas e boas frafalhices para contar.;)

sexta-feira, fevereiro 24, 2006

o peso das experiências

“O passado é como uma âncora, que nos impede de avançar. Talvez tenhamos que deixar para trás quem éramos para nos tornarmos aqueles que haveremos de ser.”

uma frase de Sex&City... brutal, como é normal!!!

bjinho*miranda*

quinta-feira, fevereiro 23, 2006

Férias depois das férias!

Uma semana após o fim das férias não há nada melhor do que ir de férias outra vez! É bem verdade: logo após a 1ª semana de aulas temos a pausa do Carnaval e os habitantes deste humilde Bairro vão todos emigrar por uns tempos.
Aqueles que se acham bué, que têm a mania que andam de avião e fazem intercâmbios - vulgo João, Bruno e Diana - partem esta manhãzinha para Bruxelas! Toca a aproveitar pessoal, que esta semana não se paga lá nada! Divirtam-se, tragam muita farfalhice e fotos para mostrar e, já agora, mandem os meus cumprimentos ao Dr. José Manuel Barroso!
Aqueles mais humildes e singelos, que não abandonaram o rebuliço da cidade ou do subúrbio mesmo durante as férias entre os semestres - vulgo eu, Sara, Rita e Márcia - partem amanhã depois do almoço para o Alentejo, mais propriamente para a herdade da nossa Sara, em Mora! Só nós, os mémés, os perús, os sobreiros, o frio e, claro, a neve que se espera, dadas as baixas temperaturas deste final de Fevereiro! Ah, e os belos petiscos que as nossas mamãs (e a avó da Sara) fizeram o favor de arranjar para patrocinar esta road trip de final do mês... Nem o facto de termos de trabalhar para Prática Diplomática e para Estudos de Segurança me preocupa! Vai ser brutal meninas: a cavalaria vai rir até rebentar! E chegaremos lá graças ao nosso Bote Veloz! Prometo-vos que vou devagarinho e não corto curvas em 5ª! :) Ah... há quanto tempo esperamos por este fim-de-semana de 6ª a 3ª!!!!!!!!!

Quanto ao balanço da 1ª semana de aulas do 2º semestre, é com alguma dor que constato a quantidade de trabalho que vamos ter... Nada que se compare ao 1º semestre, pois agora é mesmo a sério, com apresentações orais e tudo! Estamos tão crescidos! :S
Gostaria também de fazer duas ressalvas, sem referir nomes para não ferir susceptibilidades:
1 - apreciei imenso o facto do Prof. de Direito Comunitário querer escrever no quadro e procurar um marcador na gaveta da sua secretária para tal efeito! O senhor é bem fofo, porque vem lá de Campolide, onde há todas as condições e mais algumas, onde inclusivamente os cinzeiros têm lugar marcado no chão, e chega a Avenida de Berna à espera de boas condições para leccionar... O senhor devia saber que, se quer escrever num quadro da Avenida de Berna, tem de trazer o seu próprio marcador de casa! Porque na Avenida de Berna, onde se situa a maior p*t* da UNL - vulgo FCSH -, ninguém dá nada a ninguém... mas tudo se partilha! E tudo se paga! Cada vez mais e abusivamente! Parafraseando a Sara, o nosso director "é um mercenário, quando deveria ser um mecenas!"
2 - foi com alguma consternação e incredulidade que eu e a Sara constatámos a forte semelhança entre a nossa Prof. de História da Ásia Contemporânea e a cantora Dina! Não foi fácil aguentar aquela aula até ao fim, principalmente porque estávamos rodeadas de nerds - vulgo alunos do Departamento de História -, de entre os quais surgiu a questão "a Alta Ásia corresponde à Sibéria, não corresponde?" (gesto à Homer Simpson quando bate com a mão na cabeça e diz «Don't!»"). Outro facto curioso parece ser a disseminação da expressão "Óviamente", ao invés de "Obviamente" entre os Historiadores portugueses. À semelhança do Mestre do Entretenimento, ou Manuel Filipe para os amigos (com o qual NUNCA MAIS terei uma única aula :))))))))))) ), também esta Prof. acentua imenso o "O" e não lê o "B". ÓVIAMENTE!!!!

Bom Carnaval para todos! O "Bairro da Bolha" também vai de férias por uns dias!

*marta*

quarta-feira, fevereiro 22, 2006

Nomes e afins

Meninos, este é um texto que eu copiei do blog de uma insep (Bexa) para vocês lerem. Vale realmente apena porque é bem divertido.


Põe-me esta carta no marco, Paulo.
Porque estás de perna alçada, Baptista?
Bute beber um copo à marina, Mota?
Esta imagem está com 1 mega, Ferreira.
Curtes o último álbum do Santana, Lopes?
Estou-te a ver a greta, Garbo.
Vamos ali pra trás da moita, Flores.
Já pagaste o imposto de sisa, Vieira?
Está muito trânsito para Almada, Negreiros.
Tás com uma laura, Pausini!
Sempre vais de férias para o Panamá, Jack?
Passa-me aí o machado, Vaz.
Era meia dose de salmão, Rushdie.
Curtes música de câmara, Pereira?
Esse carro bem polido, Valente.
Vou passar esta camisa a ferro, Rodrigues
Foda-se tás gago, Coutinho!
O que é que tomas, Mann?
Hoje há um concerto da Ágata, Christie.
Em que lugar ficaste João Paulo, 2º?
Essa merda não vale, Azevedo.
Tens de comer a papa, Nicolau.
Este bacalhau está salgado, Zenha.
Não sejas tótó Fernando, namora!
Não te cortes Armando, gama!
Tás fora do tom, Jobim.
Drogas…? Evita, Peron!
Eu não faria mal a uma mosca e você Betty, faria?
Se quiser mais vinho Fernando, peça!
Em que estilo nadas Diana, crawl?
Já viste estas pinturas murais, Sarmento?
Hoje vais rezar à mesquita, Machado?
Tás completamente à nora, Jones.
O que é que queres para sobremesa Joaquim, letria?
Em que lume se coze este arroz Marlon, brando?
Que é que tomas Manuela Ferreira, leite?
Qual é a tua praia preferida Vasco, Granja?
Que banda mais curtes George, Bush?
Quando contas uma anedota Rui, rio.
Que camarão preferes Pinto, da costa?
Não te esqueças do dia de S. Valentim, Loureiro.
Que tomas Lara, Croft?
Como queres o café Clark, quente?

Bjinho*mini-prato*

segunda-feira, fevereiro 20, 2006

A primeira baixa

Primeiro dia de aulas do segundo semestre e o que é que sucede: o rompimento de relações entre o arqueólogo e o nosso Bruno! E tudo devido a uma conversa sobre, lá está, relações!! A verdade é que ninguém é de ferro e, após uma longa luta de semanas a conter o riso, o Bruno não aguentou mais e riu-se do petiz mesmo à sua frente... Pois é, uma perda irreparável para os nossos momentos de gargalhada no Quente&Frio... :(
Eu só pergunto: Bruno, como é que conseguiste aguentar tanto tempo? A mim bastaram 5 minutos perto dele...
Poderia ficar aqui a dissertar sobre a personagem que é o arqueólogo, aluno do curso de História - vertente de Arqueologia, mas não me apetece e também tenho que ir jantar... Fica apenas um cheirinho: aluno do ensino superior, de aspecto imberbe, a quem ninguém daria mais que 15 anos, que fala sozinho e mete conversa com toda a gente que passa por ele, mesmo quando não conhece... tentador, hein?

*marta*

domingo, fevereiro 19, 2006

Tudoben.com


Acho que isto das aulas estarem prestes a começar me tá a afectar a imaginação, tanto que nem tenho postado. Ou isso, ou o suminho sociológico aqui de Serpa está-se a esgotar. Fico à espera de melhores dias, mas entretanto, e só para dar um arzinho da minha graça deixo aqui este endereço. Só aconselho a visita deste site a alentejanos de bem com a sua condição de alentejano.

www.tudoben.com

Bom já agora uma pequena opinião sobre o humor feito com os alentejanos. Também não quero ser tipo um carteiro que deixa a publicidade na caixa do correio do bairro e baza. Dois dedinhos de conversa também não fazem mal a ninguém.

Penso que já terão percebido que as piadas sobre alentejanos não são propriamente algo que me deixe aborrecido. Pelo contrário, eu sou da opinião, que não há quem ache mais piada a uma boa anedota sobre dois alentejanos que um alentejano. Apesar da pasmaceira do Alentejo considero que somos uma raça bem divertida e bem humorada. É também certo que muito do humor feito com os alentejanos fica bastante longe da verdade. Este endereço que aqui vos deixo é a prova da beleza humoristica do Alentejo. Senão vejam bem: como outros em Portugal, um sotaque super especial e divertido, expressões sem pés nem cabeça, originalidade em alcunhas como Caga Tosse (alguem que se peidava enquanto tossia), Caga Libras, Mata burros, ou Colchão de ciganos. Realmente só vivendo no Alentejo em contacto com tudo isto se percebe tudo o que esta região, sem euros mas com uma identidade muito forte, tem para oferecer. Penso que não me engano se disser, sobre quem já esteve em contacto com os moços e moças alentejanos, que nunca é demais voltar a esta terra (e não falo só de Serpa, apesar de ter a minha terra no coração). Talvez as piadas sobre alentejanos acabem por ser apenas uma forma divertida de fazer publicidade à região.

Eu podia continuar aqui a falar, mas amanha já tenho que mudar de posteiro (esta foi uma expressão utilizada por uma grande amiga minha no outro dia, a Marisa...digo o nome porque talvez ela apareça pelo bairro um dia destes) e por isso tenho mais que fazer :p

Migas, açordas, popias, beijinhos e abraços

*Alentejohny* (hoje este nick até fica bem :))

sexta-feira, fevereiro 17, 2006

Segundo aviso!

"AVISO!
Alertamos toda a blogosfera para o facto de que este blog não é aconselhável a pessoas demasiado susceptíveis, sem sentido de humor e com bom íntimo! Ou seja: somos bem mauzinhos e não apreciamos gente fraquinha! Posto isto, não nos responsabilizamos por quaisquer danos morais, psicológicos ou mesmo físicos que a leitura assídua deste blog possa provocar! Considerem-se avisados..."

Lembram-se? Foi assim que tudo começou. Dia 13 de Novembro de 2005 este foi o nosso primeiro post! Achei por bem rebuscá-lo, para que quem aqui vier e quiser comentar (cf. anonymous no post sobre o dia dos namorados) saiba qual o espírito da nossa escrita e não diga disparates!

*marta*

Finalmente!!!!

E eis que o dia mais desejado finalmente chegou!!!!!!!! O ÚLTIMO DIA DE FÉRIAS!!!!!!!!!!! Finalmente já nos vamos poder ver todos os dias, farfalhar a todas as horas sem ser preciso estar horas a fio na net ou agarrados ao telemóvel :)))) O que significa que teremos muito mais suminho sociológico para poder espremer aqui!!
Têm noção do quão triste e preocupante é sentir-mo-nos assim? Estamos a implorar por voltar às aulas, não acho normal... Bem, se virmos por outro lado, se calhar agora é que vão começar as nossas férias, depois de um mês em casa a levar com as resmunguices das mães, o mau feitio dos pais and so on... Agora chegaremos a casa sempre com um sorriso nos lábios e, apesar do cansaço, teremos paciência para quase tudo e, atrevo-me a dizer, até seremos capazes de voltar à net só para cortar na casaca de alguém! Hihihi ;) Os nossos pais é que começam a perder a paciência com este nosso regresso à adolescência!
Não sei quanto a vocês, mas eu estou bem feliz hoje!!!! Hoje é dia de dormir até às 13 e, aproveitando para queimar os últimos cartuxos, ficar todo o dia de pijama a preguiçar no sofá, vendo um bom filme ou séries como se não houvesse amanhã!! Dolce fare niente, ah... come mi piace :)

*marta*

p.s. - looking forward for the next weekend in the countryside!!! That will be true quality of life, only us and the sheeps!! Weeeeeeeeeeeeeee!!!!!!!!!!!!!!!!

quarta-feira, fevereiro 15, 2006

Após uma ausência prolongada eis que retorno qual D. Sebastião... ou talvez não porque serei sempre uma acérrima defensora do republicanismo! Peço desculpa pela demora, mas estive deveras ocupada na minha cidade natal - mui nobre e sempre leal invicta cidade do Porto - e sempre com pouco tempo para me poder dedicar de corpo e alma à arte de bem escrever um post!

Pois bem, como a temática mais repetida nos últimos tempos tem sido cinema, também eu acrescentarei alguns títulos à já afamada lista de filmes a ver e/ou possuir para a colecção a fazer pelos elementos da bolha.
Como não poderia deixar de ser as minhas primeiras selecções são filmes clássicos:
- para mim, o melhor filme de todos os tempos: Casablanca. Um grande filme, pela beleza intemporal de Ingrid Bergman, pelo carisma de Humphrey Bogart. Pela exacta recriação histórica do conflito da II G.M., mostrando Marrocos e Lisboa como únicas pontes seguras para se fugir da Europa. Pela linda, e tão real, história de amor entre Elsa e Rick, desde que se conheceram em Paris e separação forçada quando os nazis tomaram a cidade até ao reencontro de um amor proibido e quase esquecido em Casablanca. O sacrifício da felicidade de um casal pelo prosecução do bem comum. E claro, a banda sonora!!! Maravilhosa e inesquecível: "Play it again, Sam!"
- o melhor musical de sempre: Singin' in the rain. Delicioso!
- o melhor thriller, com um actor que adoro!!! O silêncio dos inocentes. Dr. Lecter, é brilhante!
- Rain Man - encontro de irmãos. Não sou particular fã de Tom Cruise, mas Dustin Hoffman arrasa com esta interpretação.
- Taxi. Um taxista justiceiro que dá que pensar.
- Sleepers - sentimento de revolta. Se não fosse por mais nada, o Brad Pitt chegava!
- Paciente inglês - o meu actor preferido, paisagens deslumbrantes, uma hsitória de amor trágica... maravilhoso.
- Uma categoria importantíssima, um lapso imperdoável!!! E filmes de animação, não??? Rei Leão I e III, Shrek I e II. Rir, rir e rir!
- Das melhores comédias recentes - Melhor é impossível e Alguém tem que ceder. Sensibilidade e bom gosto, sem ir pela piada fácil e grosseira.

Eis o meu contributo, atrasado é certo, mas ainda a tempo! Tentarei recordar-me de mais alguns títulos para engrandecermos ainda mais esta lista.

bjinho*mini-prato*

terça-feira, fevereiro 14, 2006

St. Valentine's Day

E pronto, o dia mais parvo e gosmoso do ano chegou: o dia dos namorados! Esperem só um bocadinho, vou só ali vomitar e já volto. (10 minutos depois) Ok, estou de volta. Peço desculpa mas há coisas que me dão mesmo à volta ao estômago: o que é que são aqueles coraçõezinhos todos nas montras das lojas, às quais correspondem peluches foleiros e horrorosos? Nunca ouviram falar em ácaros? E as flores, os relógios, os livros, os perfumes... Baaaahhhh, que nojo! o Dia de S. Valentim tem uma coisa boa: depois dele, aqueles corações nas montras das lojas desaparecem! Já para não falar que hoje não se pode ouvir rádio (é só música "romântica", música que eu carinhosamente chamo "de ir ao cú devagarinho", e os c*br**s dos locutores a dizer "feliz dia dos namorados, esta é para si e para a sua cara metade, espero que o seu coração esteja ao rubro") nem ver televisão (só da telediscos da dita música já enunciada e as fatelosas reportagens sobre o que é que os transeuntes oferecem à sua "cara metade").
Porque é que também não fazem um "Dia dos Casados", pergunto eu??? Eheh, aí é que eu gostava de ver!!!! Quem é que andava a comprar prendinhas para aquela melga que não faz nada lá em casa senão ver a bola, enquanto bebe bjecas no sofá e coça os tomates! Ou então quem teria paciência para ir comprar flores para a sopeira que só se sabe é queixar e que engordou mais de vinte quilos desde o casamento!!! Era lindo, lá iam os comerciantes ficar no prejuízo! Lá está, o S. Valentim é uma óptima manobra de marketing, porque até os casados se sentem na obrigação de dar uma florzinha à esposa, nem que tenham discutido até altas horas no dia antes...
Adoro a hipocrisia destes dias... Pode-se passar a vida a tratar o(a) namorado(a) abaixo de cão durante todo o ano, mas hoje janta-se fora e dá-se presentes, hoje é especial... Vá, vou só ali vomitar outra vez!
A única função dos homens, digo eu que sou menina, sabemos todos qual é! E falando para nós, elementos femininos da Bolha, é mesmo só disso que andamos à procura, não é verdade? :P Quem é que precisa de amor??? Nós já encontrámos as nossas caras metades: somos nós próprias umas das outras!!!
Preciso de muita paciência para conseguir aguentar o que resta deste dia odioso. Felizmente já só falta metade :)
E como não precisamos de namorados para nada, o que é que as 3 meninas da Bolha, residentes na área metropolitana de Lisboa, vão fazer esta tarde? Pois está claro que vão tomar um belo dum café e passar uma tarde bem agradável na farfalhice, plena da gargalhadas!!!
E já agora: era um senhor maduro, com mais de 30 anos, moreno, de preferência com o cabelo já grisalho, aqui para a mesa do canto! Só para nos divertirmos um bocadinho... :P

*marta*

NOTA: após este post ter sido escrito, houve um problema no servidor que avisava da impossibilidade da publicação. Qual não é o meu espanto quando aqui chego às 18:30 e vejo que o post, afinal, foi publicado. Em vez de o re-escrever, faço apenas uns upgrades.

A verdade é que, por mais que tentemos esquecer que dia é hoje, os transeuntes não deixam. Perdi a conta às mulheres por quem passei na rua que tinham uma ou váris rosas na mão. Mas o mais engraçado foi memo agora há instantes, quando voltava de uma agradável tarde de farfalhice no "Duc's". Adivinhem lá qual é a loja pela qual eu passo todos os dias e está sempre vazia, mas que hoje estava apinhada e inclusivamente havia uma fila na rua? É a mesma loja onde o mesmo acontece no Dia da Mãe. Pois claro, a florista!!!! Viva o consumismo!!! Não pude evitar uma gargalhada e um abanar de cabeça, ao que o senhor que estava do outro lado da rua com três ramos na mão (hummm, deverei fazer aqui uma intriga?) não achou muita piada. Lá continuei eu o meu caminho até casa quando, ao chegar ao cruzamento, passou por mim um carro todo artilhado. Estão a pensar que era "tunning"? Não, não. O carro estava todo artilhado mas era de balõezinhos vermelhos em todas as portas, em forma de coração, com um "Amo-te muito" escrito a batôn vermelho nos vidros!!!! Fiquei a olhar para trás com cara de parva e não resisti a soltar uma forte gargalhada (peço desculpa pelo pleonasmo, uma vez que, como sabéis, toda e qualquer gargalhada minha é bem forte)!!! Mas que rídiculo!!! Eu nem sei o que fazia se alguma p*t*, ou melhor, se algum c*br** me fizesse essas paneleirices no meu rico carro... E o batôn, quem é que vai conseguir lavar aquela m*rd*!!!!
E pronto, era isto. Achei que não devia passar em branco. tenho dito! ;p

domingo, fevereiro 12, 2006

A minha alma está parva!


Só queria deixar aqui registado, para mais tarde recordar, o facto de ontem, dia 11 de Fevereiro de 2006, terem partido de Felgueiras diversos autocarros com destino ao Santuário de Fátima. Se fosse uma simples peregrinação de fé que organizasse excursões estava tudo bem... O problema, grave quanto a mim, é que a peregrinação "se destinava a agradecer à Senhora de Fátima o regresso da Fátima Felgueiras, Fatinha para os amigos, à autarquia." Mais palavras para quê?
Penso que será escusado lembrar as acusações que pesavam sobre esta senhora quando fugiu para o Brasil, por forma a fugir à preventiva (ou antes, nas suas próprias palavras, "para se poder defender em condições de que não dispunha em Portugal"). E também não vale muito a pena falar do seu abuso da imunidade conferida aos candidatos autárquicos, o que motivou o seu regresso a Portugal no ano passado exclusivamente para apresentar a sua re-candidatura à Câmara Municipal de Felgueiras. Infelizmente, como ela houve outros... É o país que temos!

*marta*

sábado, fevereiro 11, 2006

A filha pródiga a casa torna

Cá estou de volta às actividades comunitárias aqui do bairro, depois de uma prolongada e preguiçosa (devo confessar) ausência.
Para já, tenho que exprimir aqui a minha satisfação por ver que a actividade deste bairro está cada vez maior e melhor, com posts de grande qualidade.:)
E agora, no seguimento da ideia lançada pelo João e a que a Marta já deu continuação, lembrei-me de mais alguns filmezinhos que penso serem úteis e enriquecedores para nós, la crème de la crème (lol), estudantes de CPRI. Ora cá vai:

- «A Vida é Bela» - Uma brilhante tragicomédia sobre o horror do Holocausto, com argumento, realização e interpretação do não menos brilhante Roberto Benigni.
- «Bom Dia, Vietnam» - Um retrato da Guerra do Vietnam, que conta com a excelente interpretação «radiofónica» de Robin Williams.
- «Os Homens do Presidente» - Toda a história do escândalo Watergate, que acabou com a Administração Nixon. ( ainda não vi, mas acho que é muito bom).
- «Nascido a 4 de Julho» - Centrado numa personagem interpretada por Tom Cruise, que, tal como muitos americanos, combate na guerra do Vietnam e volta desiludido e incapacitado fisicamente, juntando-se à luta contra a participação americana na guerra.
- «O Grande Ditador» - Uma brilhante comédia ao bom estilo de Charlie Chaplin, que ridiculariza e, implicitamente, condena a figura de Hitler e a ascenção do nazismo.

E por agora, não me lembro de mais nenhum, mas acho que já temos boas ideias para a nossa video/dvdteca CPRI. Tiveste uma excelente ideia, mano cusco!:)

Entretanto, tenho sentido sintomas bem estranhos...
Estou farta de estar de férias, de estar em casa e sinto falta de estar na faculdade todos os dias...Oh meu Deus! Será que é grave? Terá cura? Acho que só com o inicio das aulas (por mais triste que isto soe) e com umas belas tardes de farfalhice no Quente&Frio com a Bolha é que isto me passa... Enfim, acho que estou viciada na vida académica de CPRI e, mais especificamente da Bolha... O meu lema é agora «um dia de cada vez» porque eu sou uma bolhólica anónima e gosto!lol

Beijinhos a todos
*Sara*

P.S - E por falar em ausências prolongadas...Onde andas, mini-prato?? Nem um postzito a contar a rambóiada em salamanca, nem coisa que o valha... Acho bem que apareças aqui no Bairro brevemente sob pena de duras sevícias por parte da comunidade Bolha! :P (Agora que voltei, já me sinto no direito de voltar a fazer estas ameaças )

quinta-feira, fevereiro 09, 2006

A grandeza dos pequenos


Aviso desde já que este post é puro nonsense. Veio-me à cabeça durante uma madrugada de insónias (coisa que tem sido frequente ultimamente), depois de ter protagonizado uma cena caricata no supermercado durante a tarde...
Quem me conhece já me ouviu gritar a plenos pulmões que gostaria de ser GRANDE: bem, "grande" no sentido de ter uns centrímetros a mais! Desabafo frequentemente este meu pequeno desejo com um amigo meu que, obviamente, não faz mais do que esboçar um sorriso. Sim, porque ninguém com quase 21 anos vai crescer consideravelmente...
Este meu amigo (a quem eu carinhosamente chamo de "caganita" - não como forma de vingança, note-se) não consegue compreender muito bem os meus argumentos, os quais passarei a enunciar:
1º- Gente GRANDE não é vitima de acções violentas desencadeadas pelo cidadão comum num espaço público, nomeadamente pisadelas, encontrões ou cotoveladas;
2º- Gente GRANDE não tem que abusar da generosidade de amigos que oferecem os seus ombros de maneira a poder, pelo menos, vislumbrar a cabeça do cantor durante um espectáculo(sim, porque senão lá iam para o camandro os 27 euros gastos para ver os Coldplay!);
3º- Gente GRANDE não é forçada a gastar tempo e dinheiro a fazer bainhas de mais de 10cm nas calças;
4º- Gente GRANDE não é forçada a usar sapatos de salto alto ou botas para parecer que tem mais de 15 anos;
5º- Gente GRANDE não é obrigada a possuir braços de tipo Inspector Gadget para conseguir tirar os tickets nos parques de estacionamento das grandes superfícies;
6º- Gente GRANDE não é forçada a elevar-se de forma ridicula para bater em alguém ou até mesmo fazer algum gesto carinhoso (acreditem, para o bem ou para o mal eu sou íntima da maioria dos passeios deste país);
7º-Gente GRANDE não é forçada a fazer figuras tristes em cozinhas, lojas, supermercados...ou seja, em estabelecimentos com mais de 3 níveis de prateleiras por corredor;
Ora bem, era aqui que eu queria chegar.
Certo dia, depois de mais uma vez me ter lamentado ao meu amigo sobre a minha pequenez, desloquei-me "catitamente" ao supermercado para comprar um simples pacote de arroz para o jantar. Quando chego ao corredor do dito produto, constato que este (cuja marca-a minha preferida-não irei referir por motivos publicitários) se encontrava na última prateleira. Pois bem, começa a minha odisseia. Qual acrobata do circo Cardinali, estico-me o mais que posso para tentar agarrar (nem que fosse com a ponta dos dedos) o miserável pacote. Então não é que o filho da p* estava mesmo encostado ao fundo da prateleira?? Depois de inúmeras tentativas, todas elas com resultados desastrosos, chego á conclusão que a coisa mais sensata a fazer não é pedir ajuda a um funcionário (rebaixar-me?? nunca!!), mas sim levar um pacote que estivesse mais acessível, isto é, ao alcance das minhas mãos. Ao proceder desta maneira vi-me mais tarde obrigada a escutar silenciosamente a minha mãe que resmungava por eu ter comprado um arroz diferente e quase 30 cêntimos mais caro! Moral da história: em situações de extremo, o melhor é enfiarmos o orgulho num sitio sobejamente conhecido e pedirmos ajuda a quem sabe e a quem está lá para a dar, sob pena de furarmos o tímpano com os elevados decibéis maternos...
Posto isto, creio que seria perfeitamente exequível a edificação de pequenos degraus neste tipo de estabelecimentos. Sim, porque o meu tempo de trepadora de prateleiras já passou!
A gente pequena agradece.

*Nota: quando se lê "gente pequena" de modo algum se deve subentender "gente pequena com espírito e/ou intelecto pequeno". Tenho para mim que os mais pequenos são os que possuem maior grandeza por metro quadrado.Está tudo condensado, amigos!!

*sam*

PS-Eu avisei que era puro nonsense. Espero que ao menos seja um pouco mais de suminho sociológico...

terça-feira, fevereiro 07, 2006

Estranho... muito estranho

Estou arrepiada! Não, não foi o Vasco Rato outra vez. Apesar de o senhor se ter sentado praticamente ao meu lado na Versalhes na semana passada, de tal modo que lhe consegui ler a marca do casaco e, como tal, fui obrigada a respirar o mesmo ar que ele, isso já não basta para me arrepiar, nem sequer para lhe dedicar um post inteirinho! Sim, parece que estou mais resistente... e mais exigente!
A verdade é que hoje recebi a materialização de uma notícia que esperava desde o ano passado, e foi muito estranho... De tal forma que, desde que fui ao correio, não consigo pensar noutra coisa senão nisso, e um milhão de imagens vêm-me à cabeça. É tão estranho, não me consigo habituar à ideia... A minha amiga Susana vai casar. Em Abril. Daqui a menos de dois meses. Estranho...
Conheço a Susana desde... sempre! Andámos juntas na escola desde os 3 anos, desde a pré-primária, desde que me lembro de ser gente! Fomos sempre da mesma turma até ao 6º ano, altura em que ambas mudámos de escola mas para escolas diferentes. Sempre nos demos bem e os pais dela sempre me trataram como uma filha, quando ia lá a casa para brincar e ficava sempre para jantar, ou quando me convidavam para ir ao circo! A verdade é que os pais da Susana, e a Susana, foram os únicos na minha turma que não olharam com desdém a minha mãe depois do divórcio dos meus pais. Estranho, não é? Pois é, no colégio o preconceito era enorme, estúpido e vinha de todos os lados! Por isso é que a Susana sempre significou muito para mim!
Depois de mudarmos de escola, os pais dela construíram uma casa linda e enorme num terreno perto da minha antiga casa, por isso estávamos quase sempre juntas: brincávamos aos fins de semana e, às vezes, durante a semana depois das aulas. A partir do 8º ano deixámos de estar tão próximas, mas nunca nos esquecemos uma da outra. Lembro-me como se fosse hoje, com perfeita nitidez, de todos os pormenores do dia em que me chamou para ir lá a casa mas, estranhamente, não foi ela que me abriu a porta; foi a mãe, que me disse "a Susana está lá em cima e tem uma prenda para ti, vai lá ver." E o que era a prenda? Nada mais nada menos que o Yuki, o meu gatão lindo e fofo, que há 8 anos era tão pequenino que cabia no carro das Barbies! É verdade, foi ela que me deu o meu gato e nessa tarde brincámos com ele e com as Barbies até os meus pais (que se juntaram novamente) me irem buscar à hora do jantar. "Escolhi este de propósito para ti, era o único assim todo branquinho da ninhada da gata da minha avó!". Parece que foi ontem...
Depois voltámo-nos a encontrar na Escola Secundária, embora fôssemos de turmas diferentes. Lembro-me que ela não chegou a acabar o 11º. Um dia recebo uma mensagem dela no telemóvel, a avisar que ia viver para o Porto com o noivo. Estranho, outra vez... Nunca dei demasiada importância, e de novo veio a distância, embora sem nunca nos esquecermos do aniversário uma da outra e das mensagens de Natal! A Susana é mesmo a minha única amiga de infância com quem mantenho contacto actualmente.
Há tempos as nossa mães encontraram-se nas compras e a mãe da Susana contou à minha mãe da mudança da Susana: de repente mudou de cidade, foi viver com o namorado, ela que nem a cama fazia arranjou emprego e aprendeu a gerir uma casa sozinha! E queria casar no próximo ano! Mudança radical vinda da pessoa mais inesperada, que vivia confortavelmente e sem preocupações, e arriscou tudo porque se apaixonou!
Há dias mandou-me uma mensagem para o telemóvel a pedir a minha morada. Tentei ligar mas nunca atendeu. Mandei mensagem e perguntei o porquê da morada. "É para te enviar uma suspresa!" Pois bem, a surpresa chegou hoje: o convite para o casamento da Susana, dia 29 de Abril! Envelope de tule com flores desenhadas e uma fitinha verde a condizer. "Casamento de Susana e Miguel". Até me vieram as lágrimas aos olhos! Seguimos caminhos tão diferentes... É tão estranho imaginar a minha amiga de sempre a casar... Passei toda a tarde a lembrar as tardes a brincar às Barbies e Polly Pockets, a visita ao Palácio de Queluz, quando pegaram em nós as duas, nos vestiram de princesas e nos puseram a fazer parte do teatro que decorria ao mesmo tempo que a visita! Do "Rei Leão", cuja estreia a mãe dela nos levou a ver ao cinema; depois fomos comer hamburguers para o Mc Donald's! Estou muito nostálgica hoje... Hoje recebi a prova material de que a infância passou mesmo, já sou "gente grande" mesmo à séria... A minha amiga de sempre vai casar e, após todos estes anos e ela estar a viver no Porto, não se esqueceu de mim! Estou tão feliz por ela!
Telefonei-lhe há pouco. "Estava a escolher as alianças! E ontem chegou o vestido. Nem imaginas a sensação que é experimentar um vestido de noiva, numa sala enorme cheia de espelhos, nem consigo explicar..." Eu só me ria "Isto é tão estranho, conhecemo-nos desde os três anos e tu agora vais casar! Tenho de te ver e falar mais contigo para me habituar à ideia, para mim é surreal!"
Esta semana ela está cá e amanhã vamos jantar. Combinou um jantar só com meninas que foram da turma dela nas várias escolas! Vou ver gente que não vejo há muito tempo... Vai ser bom, muito bom! Já sei que vou voltar toda lamechas, ainda mais emocionada do que já estou...
"Ainda bem que gostaste do convite! Espero que vás ao meu casamento! Faço muito gosto!" "Só se acontecer algum imprevisto é que não vou ao teu casamento! Muitos parabéns, estou tão feliz por ti!"
Desejo-te toda a felicidade do mundo Susana! Mostraste-me que, se calhar, ainda vale a pena amar, amar a sério, deixar tudo para trás e construir uma vida nova com alguém, mesmo que a nossa mãe fique tão aflita que tenha de recorrer ao Psicólogo (como aconteceu)! A tua voz é só felicidade e emoção! É um orgulho ser tua amiga!

*marta*

"A Máquina de Fazer Militantes do Bloco"

"Francisco - Reparem: um lenço palestiniano, uma broca, um disco dos anos 70 do Sérgio Godinho, uma pílula abortiva das Women on Waves, uma peúga com 15 dias de uso, um livre-trânsito VIP do Lux, um fato-macaco da Lisnave, uma banda desenhada A 4ª Internacional Explicada às Crianças, uma coisa gay, o livro vermelho do Mao, uma revista que o Miguel (Portas) abriu e fechou ao fim de poucos meses, umas pantufas com o Che Guevara, um cravo vermelho, um jornalista muito meu amigo, uns tempos de antena d'a gente se escangalhar a rir, uma doença venérea, um pai rico, uns óculos a imitar Salvador Allende e quatro nudistas.
Mistura-se bem, põe-se numa manifestação para ser baptizado com uns sopapos da bófia e está feito."

Produções Fictícias, Manobras de Diversão - O Best Seller, Lisboa, Oficina do Livro, 2005, pp.95-96
*marta*

segunda-feira, fevereiro 06, 2006

KATRIN, a bilha do gás!


Posso vir a ser acusado de machismo, ou de ser superficial, mas não resisti a fazer um post sobre isto. E até porque vocês não são nenhumas santinhas, e se vocês falam de homens, eu como unico gajo que aqui venho deixar a minha marca assiduamente também mereço :)

A neve cai lá fora, mas o ambiente está quente...e temos que agradecer a quem? À GALP. Porquê? Por garantir que temos em nossa casa o aquecimento que precisamos, ou as condições para cozinharmos a nossa comidinha?NÃO! A verdadeira razão foi a fantástica, boa, grande, linda... manobra publicitária desta empresa.
A Galp Energia tem à venda, desde 15 de Outubro, uma nova garrafa de gás butano para o consumo doméstico. Com a designação de Pluma, «destaca-se pela segurança, pela ergonomia e por ser construída em materiais recicláveis e leves, pesando cerca de metade da garrafa tradicional em aço», salienta a empresa. Assombrem-se, mas a GALP vendeu em dois meses 60.000 garrafas de gás pluma, e espera atingir brevemente as 500.000 garrafas.
Temos que louvar a GALP não só pela ideia de uma garrafa tão leve e mais fácil de transportar, como a descoberta daquela que acredito ser uma das próximas capas da Maxmen. A menina da bilha lol chama-se Katrin, é polaca, tem 22 anos, 1.80m, 89-59-89 e é estudante de medicina. Temos que admitir que com "homens do gás" destes, eu até tenho pena de ter gás canalizado na minha mansão em Lisboa. Mas vocês, homens com sorte que compram bilhas de gás, devem vibrar agora cada dia que vos tocam a campainha,pensando que uma bilha destas vos entra em casa para vos ligar o esquentador, o fogão, e sabe-se lá mais o quê.
Esta beldade capaz de fazer parar o trânsito, escultural, com aqueles mini calções, saltos vertiginosos, decote implacavel, é realmente um bom motivo para não mudarmos de canal quando os anuncios começam. É uma animação ver publicidade.
Por tudo isto o meu obrigado à Galp. Sem duvida é este o caminho publicitário que devem seguir...assim até os lares de 3a idade triplicarão a compra das bilhas de gás (e não é por causa do frio).

Peço desculpa por qualquer coisinha,

Beijinhos e abraços

PS - Meninas temos que começar a utilizar bilhas de gás Pluma no nosso bairro. Isto ia aquecer!

domingo, fevereiro 05, 2006

"Toda a verdade sobre os reis magos"

"Os 3 reis magos, para quem não sabe, eram reis africanos, o que quer dizer que provavelmente chegaram ao poder depois de um golpe de Estado que terminou com um genocídio. Depois de muito andarem, os reis magos foram ter a Jerusalém. Ora, acontece que eles vinham da actual Palestina e, quando chegaram à fronteira, caíram na asneira de dizer que tinham 3 prendas para um judeu. E foi o que se viu nas notícias desse dia... «Boa noite, os reis magos acabam de ser detidos pela Mossad. Aguarda-se que, a qualquer momento, o exército israelita destrua a casa dos pais de cada um deles.»
A verdade é que os senhores andaram milhares de km pelo deserto de camelo. As pessoas não sabem disto, mas este foi o primeiro Paris-Dakar da história. Houve reis que foram ao encontro do Menino Jesus de carro. Outros foram de moto. E ainda houve quem tenha viajado de camião.
Os reis magos andaram milhares de km pelo deserto guiando-se só por uma estrela. Essa estrela foi o 1º GPS da História. Ao contrário do que se acredita, os reis não fizeram todos esses km de seguida. Foram parando durante o caminho em áreas de serviço para irem à casa de banho, comer uma sandes de leitão ou comprar o último nº da Lux, na qual poderiam ver fotos de outras realezas.
E as prendas que os reis magos deram ao Menino Jesus, porque é que ninguém fala nisso? Ouro, ainda vá lá. Mas incenso?! Que raio de prenda é essa?! Dá para imaginar o que aconteceu: um deles esqueceu-se de trazer uma prenda a sério e, mesmo antes da festa, passaram os 3 pelo Rossio e aproveitaram para comprar 2 paus de incenso aos chineses. Isso quer dizer que os 3 presentes poderiam ter sido ouro, mirra e gato de peluche mecânico.
Quando chegaram à gruta, lá encontraram Maria, José e o menino numa manjedoura. Ao contrário do que se pensa, Maria e José não escolheram uma manjedoura por serem pobres. Eles escolheram uma manjedoura porque gostavam de turismo rural."

Produções Fictícias, Manobras de Diversão - O Best Seller, Lisboa, Oficina do Livro, 2005, pp. 66-67
*marta*

quinta-feira, fevereiro 02, 2006

Oscares de CPRI parte II

Venho eu passear aqui pelo Bairro, pronta a chamar-vos nomes por nunca mais terem postado, já a pensar que as nossas BENDITAS FÉRIAS vos haviam tornado molengões, quando me deparo com uma iniciativa até bastante dinâmica e original preconizada pelo nosso fofinho! Mas que orgulho João! Como tal, e aproveitando a linguagem cinematográfica, decidi responder não em comment mas também em post, como se fosse uma sequela - a parte II dos Oscares de CPRI! Parva? Acertaram mais uma vez! :)
Assim, venho por este meio lançar algumas propostas, até porque sou da opinião que muitas vezes, principalmente na nossa área, se aprende muito mais vendo um bom filme que retrata fidedignamente a realidade, do que a ler uma data de lugares comuns de um autor muito conceituado mas que, em boa medida, se aquilo for tudo espremidinho não dá sumo nenhum! Para além dos filmes já referidos pelo João, os quais eu aprovo, as minhas propostas são:
- "O Senhor da Guerra" - acho que nenhum de vocês viu este filme mas eu vi e adorei! Talvez porque não foi muito publicitado, vá se lá saber porquê... Nicholas Cage no papel de um traficante de armas! Este filme é a corporização da Teoria Realista das Relações Internacionais. Vejam e descubram porquê! É um verdadeiro murro no estômago, em que constatamos que os principais vendedores de armas do Mundo são os 5 membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU...
-"Caça ao Outubro Vermelho" - um dos meus filmes preferidos (já o vi 8 vezes) e dos poucos em que se percebe o verdadeiro clima de tensão existente durante a guerra fria entre os EUA e a URSS e não, como de costume, a versão simplista e pouco imparcial do patriotismo americano que eu tanto abomino.
- "O Último Samurai" - poucos filmes retratam tão bem a crescente ocidentalização do Japão, feita à custa da eliminação das suas tradições ancestrais como eram os samurais. Paixões à parte, este filme é, para mim, muito bom!
-"Nuremberga" - reconstituição do julgamento dos criminosos de guerra nazis no fim da II Guerra Mundial! É um documento histórico importante, que no meio ainda mostra imagens reais dos campos de concentração...

E fico por aqui, para que vocês dêem mais sugestões! Da minha parte, posso arranjar todos os que nomeei, à excepção do "Senhor da Guerra", que esteve no cinema há pouco tempo. Grande ideia João, sim senhor! Entretanto, sugiro que nos preparemos para mais uma noite de Oscares, dia 5 de Março, mais uma vez na casa do Nando mas, desta vez, não irei de directa para a FCSH!

beijos para todos *marta*

p.s. - prometo voltar em breve para postar o meu encontro com o Vasco Rato e o facto de ter estado mais de 5 minutos a menos de 1 metro de distância dele :/

quarta-feira, fevereiro 01, 2006

Oscares de CPRI

Não, eu não vou fazer nenhuma critica aos nomeados da Academia em 2005, nem vou atribuir prémios às personagens que nos acompanharam em 2004, ou aos melhores filmes que o Bruno criou na sua cabeça (tou a brincar puto!).
Trago-vos apenas uma ideia. Se gostarem participam activamente, se não gostarem ajudam-me apenas a realizá-la. É uma ideia de alguem que não tem nada para fazer em Serpa, então em vez de pensar nos Morangos com Açucar surgiu-me algo sem duvida bastante mais inteligente (o que também não é dificil).
Todos ficamos um pouco assustados quando professores como o PTA, o NST, ou a TB nos entregam em mãos listas interminaveis de livros que devemos ler. Ainda que sejam essenciais para a conclusão das cadeiras, e o que eu vou propor nem tanto, são pelo menos na minha opinião (a opinião de alguem que apesar de não ser grande conhecedor e ter grandes falhas, é um apreciador de cinema) mais chatos que uma boa obra prima da sétima arte. Desta forma tentei consolidar, pelo menos na minha cabeça, já que é muito vasto, um novo conceito, paralelo a comédia, ao drama ou à ficção...o conceito de "filme à CPRI" (aceitam-se sugestões para um conceito mais apelativo e vinculativo lol)
A ideia, que entretanto já partilhei com a Ritinha, é a seguinte: numa primeira fase fazer uma lista de filmes a que se aplique este conceito de "filme à cpri"...eu já comecei uma pequena lista mas os vossos conhecimentos certamente multiplicarão o numero de filmes. Numa fase posterior, através da compra de alguns originais, se possivel, ou outros métodos menos próprios lol conseguir criar a nossa videoteca ou dvdteca CPRI cheia de filmes de grande qualidade e de conhecimentos que em muitos casos poderão ser aplicados ao nivel académico. E mesmo que não sejam aplicados os filmes a que se aplica ete conceito costumam ser grandes filmes e vale sempre a pena ter em casa.
Espero que tenham gostado, e mesmo que não tenham gostado peço-vos que percam uns segundinhos e deixem aquii nos comentários alguns nomes para eu juntar a lista. Deixo entretanto aqui alguns titulos. E os nomeados são:
-A interprete
-O candidato da verdade
-Hotel Ruanda
-O Fiel Jardineiro
-Diários de Che Guevara
-Vera Drake
-Lista de Schindler
-O pianista
-A queda – der undertang
-Império do Sol
-Hitler – a ascensão do mal

Saudações académicas

Beijinhos

*Alentejohny*